Na tarde do último sábado, em atendimento especial, 360 moradores foram imunizados em duas UBSF da cidade
Muitos fernandopolenses compareceram nas UBSF abertas em horário especial
A Febre Amarela é uma doença infecciosa grave que pode levar à morte. Ela voltou a causar preocupação em Fernandópolis desde que um macaco foi encontrado morto no dia 8 de dezembro de 2016, infectado com a doença. A melhor forma de se prevenir é tomando a vacina, que está disponível na rede pública de saúde e é altamente eficaz e segura.
No último sábado, 14, a Secretaria Municipal de Saúde de Fernandópolis abriu duas unidades de saúde para vacinação contra a Febre Amarela, em pontos próximos ao local onde um macaco foi encontrado. As UBSF (Unidades Básicas de Saúde da Família) “Pastor Marcelino Deúngaro”, no Jardim Rio Grande, e “José Ferreira Maia”, no Jardim Pôr do Sol, aplicaram 360 doses da vacina. Para a coordenadora de Vigilância em Saúde, Fabiana Pietrobon Lavezo, o número foi considerado satisfatório, pois somente os moradores dos bairros dessas áreas de abrangência foram imunizados na tarde de sábado.
Campanha intensa
Todas as unidades de saúde de Fernandópolis vêm registrando grande procura de moradores para atualizarem a carteira de vacinação. Somente na última semana, foram cerca de 1300 novas doses aplicadas e desde o início da intensificação da campanha, que acorreu no final do mês de dezembro passado, cerca de cinco mil moradores do município já foram imunizados contra a Febre Amarela. A vacina continua disponível em todas as UBSF da cidade, gratuitamente. As pessoas que ainda não regularizaram a vacinação devem fazê-la o quanto antes.