O casal - Batatão e Felícia - e o filhote deles, Manchinha, são os primeiros do Zoológico de Rio Preto a passar por escovação de dentes
O veterinário Ciro Cruvinel ensina bons hábitos de higiene ao hipopótamo Batatão
Batatão, Felícia e Manchinha estão acostumados a abrir a boca para ganhar alimento sempre que um tratador se aproxima do recinto, no Bosque Municipal de Rio Preto. Nessa semana, eles começaram a aprender uma outra função para o “abrir a boca”: a de escovar os dentes. O casal - Batatão e Felícia - e o filhote deles, Manchinha, são os primeiros do Zoológico de Rio Preto a passar por escovação de dentes.
O objetivo é fazer com que eles se acostumem a ficar com a boca aberta para que possam, futuramente, passar por avaliações e tratamentos odontológicos que forem necessários. Gengivite, inflamações, fraturas nos dentes e tártaros são os problemas mais comuns nesses animais de grande porte. O trabalho consiste em fazer uma escovação em toda a arcada dentária dos hipopótamos e depois recompensá-los com comida. O responsável pelo trabalho é o gestor do Bosque, Ciro Cruvinel.
Esse é o início de um trabalho que a nova administração do local prepara para condicionar os animais por meio de estímulos positivos. A iniciativa visa condicionar os bichos a fazer determinadas atividades que facilitem tratamentos dentários ou médicos. O trabalho começou pelos hipopótamos, mas deve ser realizado na maioria dos animais. Eles são orientados a fazer atividades como abrir a boca, se aproximar para receber medicamentos, entre outras coisas. Quando acertam a tarefa, são beneficiados com alimentos.