Assim como aconteceu em Votuporanga, o “projeto dos portões” está dando o que falar em Fernandópolis
A proposta dos portões foi apresentada pela vereadora de Fernandópolis Neide Nunes Garcia Gomes (PP)
Daniel Castro
daniel@acidadevotuporanga.com.br
Assim como aconteceu em Votuporanga, o “projeto dos portões” está dando o que falar em Fernandópolis. A proposta da vereadora Neide Nunes Garcia Gomes (PP) visa proibir portões basculantes de abrirem para o lado de fora da casa.
O jornal A Cidade tentou entrar em contato com a vereadora, e quem atendeu foi seu marido, João Garcia, que também já foi vereador. Em conversar com a reportagem, ele afirmou que poderia falar em nome da mulher. De acordo com João, a proposta “não tem nada a ver com Votuporanga”, uma vez que a iniciativa já tinha sido estudada há algum tempo.
O ex-vereador explicou que a intenção de fazer a proposta aconteceu após eles constatarem o perigo de alguns portões que abrem para fora, no entanto, de início, o objetivo era que o projeto fosse para casas no centro da cidade. “Em locais mais distantes, com menos movimento, entendemos que não há necessidade. Agora, no centro, o volume de pessoas é grande”, falou.
João Garcia garantiu ainda que o projeto pode sim ser retirado. Ele ressaltou que o trabalho do vereador é legislar, levantar propostas “e não ficar parado”. “A proposta foi colocada para ser analisada, e ao que tudo indica as pessoas não concordaram, então se for assim o projeto pode ser retirado sem problema nenhum. É assim que funciona, e nós atendemos a população”, comentou.
Conforme noticiou a Região Noroeste, a iniciativa de Neide Garcia quer a alteração na Lei Municipal 1.843, que instituiu o Código Sanitário de Posturas do Município de Fernandópolis. Caso chegue até a tribuna e seja aprovada, a matéria valerá para novas edificações ou imóveis que promoverem reformas e adequações. A parlamentar quer evitar que a calçada ou passeio pública sobre qualquer tipo de obstáculo que possa causar danos ou dificuldades aos pedestres. Assim, ficaria proibido o sistema tradicional de aberturas de portões para a rua.