Parque Industrial foi o primeiro bairro visitado porque está entre os que mais registram casos de aparecimento de escorpião
Escorpião encontrado durante a noite em Rio Preto (Foto: Reprodução/TV TEM)
A gentes da saúde e estudantes de curso de biologia de São José do Rio Preto (SP) saíram durante a noite nesta quarta-feira (8) para "caçar" escorpiões. Os agentes trabalham para combater os escorpiões nos bairros onde eles têm aparecido com maior frequência.
O trabalho está sendo feito durante noite porque é neste período que os escorpiões estão mais ativos, procurando comida. Para procurar melhor o escorpião, as equipes usam uma luz negra, que deixa o animal azul fluorescente por causa de uma substância que ele tem na pele.
As equipes se dividiram em trios e começaram a procurar escorpiões nos lugares que eles mais gostam de se esconder.
"Frestas na parede, ambiente com muito material de construção e que serve de esconderijo, além de muitos insetos, que são a fonte de alimento para o escorpião", afirma o gerente da Vigilância Ambiental Abner Alves.
O Parque Industrial foi o primeiro bairro visitado porque está entre os que mais registram casos de aparecimento de escorpião em Rio Preto. Nesta primeira etapa do projeto, as equipes vão fazer uma varredura nas casas.
Depois, um segundo bairro será visitado, mas nesse local a Vigilância Sanitária vai usar um produto químico no esgoto, de uso exclusivo de empresas dedetizadoras, para ver se a incidência diminui.
Em um conjunto de prédios que fica perto da linha férrea, o aparecimento de escorpiões é comum. Os moradores reclamam demais e, por isso, as equipes vieram fazer uma varredura detalhada para tentar achar o escorpião.
"Eles geram muitos descendentes, onde você encontra um, com certeza irá encontrar muito mais. O importante é ter cuidado e tentar diminuir o número de escorpiões", afirma Abner.
O trabalho continua nesta quinta-feira (9), das 19h às 21h. A segunda etapa, com aplicação de inseticida, vai ser no fim do mês.