Lar dos Velhinhos de Nhandeara passa por momento precário e idosos demonstram a preocupação com o coronavírus nas redes sociais (Foto: Redes Sociais)
Lara Giolo
Estagiária sob supervisão
lara@acidadevotuporanga.com.br
Atuando desde o dia 14 de outubro de 1972, o Lar dos Velhinhos Bezerra de Menezes, de Nhandeara, é uma Entidade Social que atende, em regime de internato, idosos de ambos os sexos, acima de 65 anos, sem condições de se manter sozinhos. E agora, em tempos de pandemia, a crise está presente no dia a dia da entidade, que necessita de doações.
A instituição, que atualmente atende 33 idosos, está aberta para qualquer tipo de doação, seja em alimentos, álcool em gel, máscaras, produtos de limpeza ou higiene, fraldas e dinheiro. O presidente da entidade, Norberto Medina, está no cargo há quinze anos. Ele contou que atualmente o Lar está com poucos recursos e a situação em que se encontra é realmente precária.
“Vivemos uma expectativa, pois não conhecemos de verdade esse vírus, e ele nos colocou para pensar, para ficarmos próximos de nossos familiares e nos aproximar da fé. Ajudar o próximo e nos ajudar é necessário”, comentou.
Medina ainda esclareceu que muitos familiares sempre estão enviando mensagens para saber notícias do idosos e durante a pandemia o fluxo de mensagens se tornou mais frequente.
Nas redes sociais, a entidade também publicou as suas preocupações em relação ao coronavírus com fotos dos idosos segurando cartazes com frases motivacionais: “amar o próximo é a maior prova de humanidade que existe” e “fique em casa por nós”.
Os responsáveis pela entidade desenvolvem um trabalho voltado à participação, integração, atingindo todos os aspectos biopsicossocial, ou seja, utilizando de fatores biológicos, genéticos, fatores psicológicos e fatores sociais, possibilitando o direito à cidadania e uma velhice digna.
“O objetivo principal da entidade é desencadear um processo de conscientização, envolvendo idosos, família e sociedade, sobre a realidade da condição social, familiar, política, econômica, da comunidade onde vive o idoso, para um resgate, em conjunto, da identidade do ser humano, e que o idoso sinta-se em envelhecimento normal e equilibrado”.
O trabalho realizado pode ser acompanhado pelo Facebook Lar dos Velhinhos Bezerra de Menezes e também pelo site larvelhinhosnhandeara.org.br. Quem quiser colaborar pode entrar em contato por meio do WhatsApp (17) 98113 – 3687 ou pelo fixo (17) 3472 – 1782. Doações podem ser feitas também pela Agência 0451-0, Conta Corrente 8843-9, CNPJ 48.303.879/0001-77, Banco do Brasil.