Estado colocou Votuporanga e outros 42 municípios em alerta por conta da taxa de ocupação de UTIs para Covid-19
Governo do Estado alerta Votuporanga sobre índice alto de ocupação de leitos de UTI para tratamento de Covid-19 (Foto: Divulgação)
Pedro Spadoni
pedro@acidadevotuporanga.com.br
Restrição total das atividades não essenciais, independentemente da classificação da região no Plano São Paulo, que rege as regras da quarentena no estado. Essa foi a recomendação do governo estadual para Votuporanga e outros 42 municípios, durante uma coletiva de imprensa realizada na sexta-feira (14).
Nessa mesma coletiva, o governo colocou a região DRS-XV, que abrange Votuporanga, Rio Preto e mais 98 municípios, de volta à fase laranja do Plano SP. Essa é a segunda mais restritiva do Plano.
A reclassificação passa a valer a partir da segunda-feira (18). A próxima está prevista para 22 de janeiro.
Alerta
O governo estadual colocou os 43 municípios em situação de alerta por estarem com mais de 80% de ocupação hospitalar de pacientes graves com Covid-19.
A recomendação do governo é que as prefeituras determinem a restrição total das atividades não essenciais para aliviar a pressão sobre os hospitais públicos e particulares.
Da DRS-XV, Votuporanga, Fernandópolis e Novo Horizonte foram os únicos a serem colocados em alerta entre os mais de 100 municípios que compõem a região.
Ocupação de leitos
A Santa Casa de Votuporanga abriu mais quatro leitos de UTI na sexta. Com isso, o hospital passa a ter 14 leitos de UTI disponíveis para tratamento de pacientes com Covid e 25 leitos de enfermaria. Desses, a instituição informou que nove leitos de UTIs e 17 leitos de enfermaria estão ocupados.
Isso significa que a taxa de ocupação dos leitos de UTI disponíveis para tratamento de Covid-19 é de 64,3%. Já na enfermaria, a taxa é de 68%.
Fase laranja
Um dos fatores que empurrou a região da qual Votuporanga faz parte para a fase laranja foi o índice de ocupação de leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) para tratamento de Covid-19, que estava em 70,2% na noite de quinta-feira (14). Nas enfermarias, a ocupação era de 55,2%.
Apesar do alerta e das recomendações do governo estadual para o município, na prática apenas os bares são impactados por essa regressão de fase no Plano SP. É que o governo estadual alterou algumas regras das fases laranja e amarela recentemente, deixando-as mais permissivas.
Nesta fase, o consumo local em bares está totalmente proibido. Já os demais setores de comércio e serviços podem continuar funcionando, com 40% de ocupação.
Academias, salões de beleza e restaurantes, que antes eram proibidos, podem continuar abertos. O funcionamento máximo é de oito horas por dia e o atendimento presencial pode ser feito até 20h.
Na mesma época em que o governo mudou algumas regras das fases, houveram alterações nos indicadores de variação para casos, mortes e internações. Se a ocupação de UTIs da região superar 80%, poderá haver recuo para a fase vermelha, com fechamento de atividades.
Números
De acordo com os dados da edição de sexta do boletim oficial do coronavírus no estado, atualizados diariamente pela Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados Estatísticos), Votuporanga teve uma variação semanal de 110,8% no número de casos e de 50% no número de mortes.
Já em relação à região DRS-XV como um todo, os dados do boletim apontam uma alta de aproximadamente 16% no número de casos, quase 23% nos óbitos e 7,7% nas internações. A ocupação nos leitos de UTI da região é de 71,3%.
Municípios do estado de São Paulo em situação de alerta
- Américo Brasiliense
- Amparo
- Apiaí
- Areias
- Artur Nogueira
- Avaré
- Bauru
- Birigui
- Caçapava
- Carapicuíba
- Cruzeiro
- Embu das Artes
- Fernandópolis
- Ferraz de Vasconcelos
- Franca
- Franco da Rocha
- Ilha Solteira
- Itapecerica da Serra
- Itapetininga
- Itaquaquecetuba
- Itatiba
- Jacareí
- Mairiporã
- Marília
- Matão
- Mogi das Cruzes
- Novo Horizonte
- Ourinhos
- Paulínia
- Pederneiras
- Porto Feliz
- Presidente Prudente
- Promissão
- Santa Cruz do Rio Pardo
- São Manuel
- Serrana
- Socorro
- Sorocaba
- Tatuí
- Taubaté
- Tupã
- Valinhos
- Votuporanga