Região
Hemocentro de Rio Preto enfrenta crise no estoque de sangue
A grande demanda dos hospitais da região nos últimos dias e o descarte de bolsas de sangue, que possuem validade média de 45 dias, são os principais motivos
publicado em 11/04/2024
A grande demanda dos hospitais da região nos últimos dias e o descarte de bolsas de sangue (Foto: Divulgação)
Fernanda Cipriano
fernanda@acidadevotuporanga.com.br
O Hemocentro de Rio Preto enfrenta uma situação crítica em seu estoque de sangue, com uma queda acentuada nos tipos positivos A+, B+, AB+ e O+. A grande demanda dos hospitais da região nos últimos dias e o descarte de bolsas de sangue, que possuem validade média de 45 dias, são os principais motivos para essa situação preocupante.
De acordo com o Ministério da Saúde, os tipos sanguíneos mais comuns no Brasil são o O+ e o A+, que juntos abrangem cerca de 87% da população. O grupo B+ contribui com cerca de 10% e o AB+ com apenas 3%. Em Rio Preto, segundo dados do Hemocentro, existem 108.696 doadores cadastrados, sendo 41% do tipo O+, 33% do tipo A+, 10% do tipo B+ e 3% do tipo AB+.
"Isso significa que, por serem sangues mais comuns, principalmente o O+ e o A+, temos mais doadores disponíveis para nos ajudar, mas ao mesmo tempo, há uma grande demanda desses tipos em hospitais, tanto em urgências e emergências quanto em demandas eletivas", explica Guilherme Vila Real, coordenador de Captação de Doadores do Hemocentro de Rio Preto.
Para doar sangue, é necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos e apresentar documento oficial com foto. Menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis. O Hemocentro de Rio Preto está localizado na avenida Jamil Feres Kfouri, 80, Jardim Panorama.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/regiao/2024/04/hemocentro-de-rio-preto-enfrenta-crise-no-estoque-de-sangue-n79750