Para visualizar a notícia, habilite o JavaScript na página!
Impressão bloqueada!
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://www.acidadevotuporanga.com.br/regiao/2024/05/concessionaria-da-regiao-e-a-primeira-a-implantar-sistema-free-flow-no-estado-n80269 ou as ferramentas oferecidas na página. Se precisar copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco
Região
Concessionária da região é a primeira a implantar sistema Free Flow no Estado
A implantação do sistema faz parte do contrato firmado pela EcoNoroeste com o Governo do Estado de São Paulo
A implantação do sistema faz parte do contrato firmado pela EcoNoroeste com o Governo do Estado de São Paulo (Foto: Divulgação)
No início do segundo semestre de 2024, os veículos que passarem pela SP-333 (Rodovia Carlos Tonani, Nemésio Cadetti e Laurentino Mascari), no trecho entre Itápolis a Jaboticabal, pagarão o pedágio pelo modelo de cobrança conhecido como Free Flow. A implantação do sistema faz parte do contrato firmado pela EcoNoroeste com o Governo do Estado de São Paulo e a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP), que prevê a substituição de todas as praças de pedágio dessa concessão por pórticos de cobrança.
Pelo contrato, a implantação será gradual até o 7º ano da concessão. Essas duas primeiras praças poderiam ser substituídas até 2025, porém, a EcoNoroeste iniciará a operação antecipadamente. “Será o primeiro Free Flow em operação efetiva entre as concessionárias da EcoRodovias. Como o grupo sempre buscou antecipar tendências, já tínhamos feito alguns testes que exigiram toda a estruturação desse tipo de projeto, desde a aquisição de equipamentos até a operação de forma experimental. Essa cultura do grupo viabilizou a antecipação do nosso compromisso aqui na SP-333”, explica o diretor Geral da EcoNoroeste, Rui Klein.
O sistema Free Flow traz mais segurança, fluidez e conforto para os usuários, já que a cobrança da tarifa é realizada por meio de pórticos, que substituem os pedágios convencionais, equipados com câmeras, sensores e antenas capazes de identificar todos os tipos de veículos pela placa ou TAG, além de especificações como altura, largura, comprimento e quantidade de eixos.
Os usuários do trecho que já possuem TAGs ativas não precisam se preocupar. O veículo será identificado nos pórticos, automaticamente, da mesma forma que acontece nas pistas automáticas das cabines atuais. Já os que ainda não utilizam esse serviço deverão fazer o pagamento em até 15 dias após a passagem pelo pórtico em um dos canais disponibilizados pela EcoNoroeste, como site (freeflow.econoroeste.com.br), aplicativo de celular, totem de autoatendimento nos postos SAUs das rodovias ou pelo WhatsApp (0800 326 3663). A falta de pagamento no prazo pode acarretar multa e perda de cinco pontos na carteira de habilitação.
Como funciona a tecnologia Os pórticos possuem câmeras, sensores e antenas que identificam cada veículo por meio da leitura de sua placa ou TAG, operando, inclusive, em condições de baixa visibilidade. Essa tecnologia é capaz de identificar os veículos e os categorizar conforme a altura, largura, comprimento e quantidade de eixos rodantes, para fazer a dupla checagem com as placas e TAGs identificados.
Como é feita a cobrança Para os veículos com TAG, o valor é cobrado, automaticamente, pela operadora contratada. Já aqueles que não possuem, precisam efetuar o pagamento em até 15 dias nos canais disponibilizados pela concessionária. Quais praças de pedágio passarão a ser Free Flow no início do segundo semestre de 2024? Serão duas praças da SP- 333 (Rodovia Carlos Tonani, Nemésio Cadetti e Laurentino Mascari): em Itápolis, quilômetro 179, no sentido Leste, e em Jaboticabal, quilômetro 110, no sentido Oeste.
Sobre a EcoNoroeste A EcoNoroeste é a nova concessão do grupo EcoRodovias. Responsável pela administração de cinco rodovias no interior paulista, a empresa iniciou seu trabalho em 1º de maio, com a operação das rodovias Washington Luís (SP 310), Brigadeiro Faria Lima (SP 326) e Carlos Tonanni, Nemésio Cadetti, Laurentino Mascari e Dr. Mario Gentil (SP 333) e, em 2025, assumirá outros 158 quilômetros de estradas. O trecho compreende um importante corredor logístico para o transporte de produtos agropecuários e de fertilizantes.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/regiao/2024/05/concessionaria-da-regiao-e-a-primeira-a-implantar-sistema-free-flow-no-estado-n80269
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link {{link}} ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do jornal A Cidade estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se precisa copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco