Região
Prazo para adesão de escolas ao modelo cívico-militar vai até nesta sexta
Para serem selecionadas, as escolas devem atender às regras do programa e, posteriormente, realizar uma espécie de plebiscito com a comunidade para confirmar a adesão
publicado em 27/06/2024
As regras para manifestação de interesse foram publicadas em resolução conjunta com a Secretaria da Segurança Pública no Diário Oficial do Estado de São Paulo (Foto: Marcelo Casal Jr./Agência Brasil)
Fernanda Cipriano
fernanda@acidadevotuporanga.com.br
A Secretaria Estadual de Educação está recebendo até nesta sexta-feira (28), manifestações de interesse de escolas interessadas em integrar, a partir de 2025, o programa cívico-militar do Estado. Essa etapa inicial de pré-seleção é para unidades de ensino que passarão a oferecer o novo modelo. Fernandópolis tem seis escolas elegíveis para o novo modelo: Afonso Cáfaro, Armelindo Ferrari, Carlos Barozzi, José Belúcio e Saturnino Leon Arroyo.
Para serem selecionadas, as escolas devem atender às regras do programa e, posteriormente, realizar uma espécie de plebiscito com a comunidade para confirmar a adesão.
As regras para manifestação de interesse foram publicadas em resolução conjunta com a Secretaria da Segurança Pública no Diário Oficial do Estado de São Paulo.
A Educação espera implantar o programa em 50 a 100 escolas em 2025, com a possibilidade de expansão nos anos seguintes. O prazo máximo para manifestação de interesse, segundo a resolução, permanece como 28 de junho em todos os anos seguintes.
Escolas com baixo desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp), localizadas em áreas consideradas vulneráveis e com no mínimo 400 matrículas podem manifestar interesse. O pedido deve ser feito pela direção de cada escola por meio da Secretaria Escolar Digital (SED). Após a seleção, as escolas serão autorizadas a realizar consultas públicas com as comunidades escolares, a serem publicadas em até 15 dias no Diário Oficial do Estado.
O Programa Escola Cívico-Militar irá alocar pelo menos um policial militar da reserva para cada escola selecionada. A Educação será responsável pelo currículo das unidades, pela formação de professores e pelo processo de seleção dos monitores. O processo seletivo dos policiais da reserva será conduzido pela Educação e deverá iniciar após as consultas públicas. O investimento previsto para o pagamento dos militares é de R$ 7,2 milhões por ano.
As unidades cívico-militares terão como atividade extracurricular o "Projeto Valores", com duas horas-aula por semana a partir de 2025, com conteúdo ministrado pelos policiais da reserva. O projeto abordará temas como valores cidadãos, estrutura e funcionamento dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/regiao/2024/06/prazo-para-adesao-de-escolas-ao-modelo-civico-militar-vai-ate-nesta-sexta-n80802