Golpistas estão se passando por funcionários do Detran-SP para realizar cobranças financeiras fraudulentas
Golpistas estão se passando por funcionários do Detran-SP para realizar cobranças financeiras fraudulentas (Foto: Governo de SP)
Fernanda Cipriano
fernanda@acidadevotuporanga.com.br
O Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) emitiu um alerta sobre um golpe telefônico que tem como alvo empresas e profissionais credenciados ao órgão. Golpistas estão se passando por funcionários do Detran-SP para realizar cobranças financeiras fraudulentas, ameaçando os agentes regulados com o bloqueio de seus cadastros caso não efetuem o pagamento solicitado.
O Detran-SP esclarece que não realiza cobranças ou ameaças por telefone e que qualquer contato feito em nome do órgão deve ser considerado suspeito. O Detran-SP, vinculado à SGGD (Secretaria de Gestão e Governo Digital), está em processo de transformação digital, automatizando os serviços prestados à população, o que reforça a necessidade de cautela por parte dos cidadãos.
Caso receba uma ligação desse tipo, o cidadão deve denunciar a tentativa de golpe por meio do Fala SP, o canal oficial de comunicação do governo do estado. Para registrar a denúncia, basta acessar o site, clicar no botão "Denúncia" e selecionar o Detran-SP entre os órgãos listados, descrevendo o ocorrido em detalhes. Além disso, se houver informações suficientes, é recomendável registrar um boletim de ocorrência para apoiar as investigações.
O Detran-SP reforça que, em nenhuma circunstância, deve-se realizar pagamentos sem a devida verificação da veracidade da cobrança.
Sobre o Detran-SP
O Detran-SP é o maior órgão executivo de trânsito do Brasil, responsável por 28% da frota nacional. O órgão é dedicado à prevenção de sinistros e à preservação de vidas, trabalhando para criar um trânsito mais seguro e harmonioso. Atualmente, cerca de 93% dos atendimentos realizados nas unidades integradas ao Poupatempo são feitos de forma digital, como parte do compromisso do Detran-SP com a transformação digital e a melhoria da qualidade de vida dos paulistas.
Mensalmente, o Detran-SP emite cerca de 400 mil Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) e 1,2 milhão de Certificados de Registro e Licenciamento Veicular (CRLVs), totalizando uma média de mais de 136 mil documentos emitidos por dia.