Candidato abriu ontem mais uma rodada de entrevistas com os preceituáveis da região, promovida pelo Grupo Cidade de Comunicação
Liberato e Hamiltinho estiveram ontem nos estúdios da Cidade FM para abrir uma nova rodada de entrevistas (Foto: A Cidade)
Da redação
O ex-prefeito de Valentim Gentil, Liberato Caldeira (PSD), abriu ontem mais uma rodada de entrevistas com os candidatos a prefeito da região promovida pelo Grupo Cidade de Comunicação. Durante 30 minutos, o prefeiturável apresentou suas propostas e apontou o ‘Anel Viário’ como uma das obras mais importantes que pretende tirar do papel, em uma eventual nova gestão frente à Prefeitura do município vizinho.
Com pouco mais de 10 mil eleitores aptos a votar no próximo dia 6 de outubro, Valentim vivencia uma disputa entre dois candidatos: Claudinei do Skinão (PRD) e Liberato Caldeira. Ambos terão o mesmo espaço de tempo para apresentarem suas propostas aos eleitores do município vizinho, bem como responder às perguntas enviadas pelos ouvintes e pelo adversário.
Com 45 anos de tradição em um jornalismo sério, em um ato de transparência e cidadania, o Grupo Cidade realiza essa sabatina com o intuito de esclarecer as propostas dos candidatos à população e ajudar cada cidadão a decidir o seu voto. O primeiro a ser entrevistado, em ordem definida por sorteio na presença de representantes dos candidatos, foi Liberato Caldeira.
Liberato já foi prefeito de Valentim Gentil por dois mandatos e agora tenta o terceiro, tendo como vice Hamiltinho. Conforme currículo enviado pelo próprio candidato, neste período ele liderou a realização de obras como a construção de um viaduto sobre a linha férrea, a criação de casas populares e a inauguração do Hospital Municipal. Além de suas atividades como prefeito, serviu como vice-prefeito, vereador por oito anos e presidiu a Câmara Municipal em dois períodos.
“Entrei na política em 1988 como vereador no primeiro mandato, participei de dois mandatos de vereador e vice-prefeito duas vezes, consegui realizar vários sonhos em Valentim Gentil e estamos voltando agora para realizar mais sonhos para nossa população. Temos muita coisa ainda que precisa ser feita para Valentim Gentil. Na área da saúde, na área da educação, na área de moradia, geração de empregos, no social, no esporte e no lazer”, disse Liberato.
Questionado sobre seus planos para o setor de saúde, o candidato destacou alguns de seus feitos, quando foi prefeito, e elencou pontos que ele acredita que precisa ser melhorado.
“Precisamos avançar muito. Valentim Gentil é uma das cidades que mais crescem no Brasil. Na virada do milênio começamos com oito mil habitantes e agora, estamos com 16 mil. Já temos um plantão que nós implantamos no passado. O hospital, já existe, mas precisamos dar uma atenção especial. Ter a farmácia aberta 24 horas, atendendo lá dentro e implantar o Samu que precisa também. Pretendemos tirar a unidade central do ESF Central, que era onde era o posto antigo e construir de frente à praça da Penha e lá, dar o atendimento principalmente para mulheres e crianças”, destacou o político, que elencou ainda outras prioridades a serem adotadas em sua eventual nova gestão.
Liberato falou também sobre seu plano ousado de construir 1 mil novas moradias populares, caso seja eleito. Ao ser questionado se isso realmente seria possível, o candidato afirmou que já tem o formato necessário para tirar o projeto do papel.
“No meu mandato, fui o maior construtor de casas e agora pretendemos implantar o Minha Casa Minha Vida. Nó vamos doar o terreno e fazer a empresa que for fazer o programa do Minha Casa Minha Vida, dar toda a infraestrutura e dar toda a condição e, com isso, vamos abaixar o preço da prestação e fazer um pacote grande de casas. Hoje graças a Deus, Valentim Gentil, importa trabalhadores, vindo gente de toda a região trabalhar aqui. Precisamos fazer com que essas famílias, venham morar em Valentim Gentil. Existe recursos para isso, temos um bom trânsito com o governo Federal e governo do Estado e vamos realizar o sonho de muitas famílias que é o da casa própria”, explicou.
Já para a área de infraestrutura, Liberato apontou o “Anel Viário” como uma das obras prioritárias de sua eventual nova gestão. Para ele, trata-se de um projeto que, além de impulsionar o desenvolvimento da cidade, irá trazer mais segurança à população.
“Valentim é uma cidade bem estruturada. Precisamos abrir um anel viário em Valentim Gentil, temos hoje os caminhões de cana, caminhões de pedra, que passam dentro da cidade pelos conjuntos habitacionais. Temos que fazer urgente, assim que ganharmos as eleições no dia 6 de outubro, já na outra semana, vamos para Brasília e São Paulo, levando as reinvindicações para emendas e para fazermos um desvio do anel viário e fazer uma nova avenida, paralela à rodovia, fazendo um novo viaduto mais para a frente do prédio e também fazer uma rotatória na Camilo Sato, vindo com pista de caminhada e pista de ciclismo, unindo Valentim a Votuporanga e uma pista de ciclismo ligando Valentim à Meridiano. Temos, urgente, que fechar as passagens de trem. Fazendo o viaduto e as passagens de trem, nós vamos resolver o problema de infraestrutura de Valentim Gentil”, completou.
Já no segundo bloco da entrevista, Liberato respondeu às perguntas enviadas pelos ouvintes. A primeira delas veio de José Curti, que questionou quais são as propostas do candidato para a área da educação envolvendo cuidados com crianças diagnosticadas com TDHA e TOD.
Em resposta, Liberato disse que irá dar toda a atenção e melhorar o atendimento especial a todas as crianças que necessitam. O candidato também encarou a algumas perguntas mais espinhosas, como a de Ilson Donizete de Paula, que questionou o motivo dele não ter apoiado o irmão dele, Isac Caldeira nas últimas eleições e de hoje ser apoiado por ex-adversários políticos.
Sobre o irmão, ele disse que não iria responder em nome da memória de seu pai. Já em relação aos apoios, ele afirma que vieram em busca do bem de Valentim Gentil. “Hoje, quem me apoia, é quem quer o melhor para Valentim Gentil. Todas as pessoas que querem o bem da cidade, querem Liberato e Hamiltinho”, retrucou.
Por fim, Liberato respondeu também à pergunta enviada por seu adversário, Claudinei do Skinão, que enviou o seguinte questionamento: “qual sua avaliação sobre a situação de Valentim Gentil atualmente?”
Liberato respondeu que Valentim Gentil tem uma das melhores saúdes da região, dentre as cidades do mesmo porte. “Temos cidades que fecham suas portas às 17h e os atendimentos vêm para Valentim. Por este motivo, construí o hospital. Temos que avançar muito e dar uma atenção especial, colocando mais especialidades, implantar o Samu, já que Valentim cresceu. Nós não concordamos com partes, sendo feito o que se pode e eu vou voltar para corrigir tudo o que tem de falhas e o que precisar ser feito, com as bênçãos de Deus”, respondeu.
Em suas considerações finais, Liberato convocou a população de Valentim Gentil a comparecer nas urnas no dia 6 de outubro.
“As eleições são importantes, no Brasil todo e o povo vai poder escolher. A democracia é a coisa mais linda. Peço os votos para nossos candidatos a vereadores, são eles e elas que estarão nos ajudando a cumprir nosso plano de governo. Analisem bem, vocês têm uma arma importante na mão, que é o voto, no dia 6 de outubro. O voto é uma procuração que é dada ao cidadão. Peço que votem no 55, Liberato e Hamiltinho. Votem consciente e me deem condições de voltar a governar Valentim Gentil”, concluiu.