Estação mais fria do ano favorece aumento de doenças respiratórias e exige atenção redobrada com hábitos preventivos
O médico Sebastião Guidi conversou com a reportagem do jornal A Cidade sobre os cuidados com a saúde no inverno Foto: Santa Casa
Daniel Marques
daniel@acidadevotuporanga.com.br
O inverno começou e com a chegada das temperaturas mais baixas, aumentam também as preocupações com a saúde, especialmente em relação às doenças respiratórias. Durante esse período, é comum o crescimento dos casos de gripe, resfriados, sinusites e pneumonias, o que reforça a importância da prevenção e dos cuidados diários.
Para orientar a população sobre as medidas necessárias nesta época do ano, a reportagem do jornal
A Cidade conversou com o médico Sebastião Guidi, que atua na Santa Casa de Votuporanga e no SanSaúde. Segundo ele, alguns cuidados são fundamentais para reduzir os riscos de adoecimento durante o inverno.
De acordo com o especialista, mesmo com a diminuição da sensação de sede, é importante manter a hidratação adequada. Além disso, uma alimentação equilibrada contribui para o fortalecimento do organismo. Outro ponto destacado pelo médico é a importância de manter a vacinação em dia, especialmente contra a gripe, além de evitar permanecer por longos períodos em ambientes fechados e com pouca ventilação.
“Nessa época do ano, aumentam os casos de infecções respiratórias, como gripes, resfriados, sinusites e pneumonias. Também é importante manter a prática de atividade física, higienizar as mãos com frequência e procurar atendimento médico caso surjam sintomas persistentes, como febre, falta de ar ou piora do estado geral”, afirmou o profissional.
O médico também alertou para práticas que devem ser evitadas durante a estação. Entre elas estão a permanência em ambientes fechados e aglomerados sem ventilação adequada, a negligência com a hidratação e a automedicação, que pode mascarar sintomas e dificultar o diagnóstico correto de algumas doenças.
Guidi ressaltou ainda a necessidade de manter hábitos saudáveis e seguir corretamente as orientações médicas, principalmente entre pessoas que já possuem problemas respiratórios. “Também é importante manter hábitos saudáveis e não interromper tratamentos médicos, especialmente em pessoas com doenças respiratórias crônicas”, destacou.
Com a chegada do inverno, profissionais da saúde reforçam que a adoção de medidas preventivas pode contribuir para a redução dos casos de doenças respiratórias e para a manutenção da qualidade de vida da população durante os meses mais frios do ano.