O diretor do Campus de Votuporanga do IFSP, Ricardo Teixeira, esteve na Câmara para convidar a todos para inauguração
O diretor do Campus de Votuporanga do IFSP, Ricardo Teixeira, esteve na Câmara (Foto: Da assessoria)
Franclin Duarte
franclin@acidadevotuproanga.com.br
O diretor do Campus de Votuporanga do IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo), Ricardo Teixeira, utilizou a tribuna livre da Câmara Municipal de Votuporanga para convidar os vereadores e toda a população a prestigiarem a inauguração do laboratório “maker”, que será lançado como “LabIFMaker”. A cerimônia de inauguração será realizada amanhã, a partir das 18h30, no Bloco B da instituição.
O espaço é relacionado com a cultura tecnológica do “faça você mesmo” e foi concedido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), tendo como objetivo principal ser multiplicador de novos laboratórios “maker” em escolas públicas de Votuporanga-SP e região.
O “LabIFMaker” será espaço de aprendizado, inovação e colaboração, equipado com impressoras 3D e cortadoras a laser, possibilitando que estudantes do IFSP e comunidade externa explorem suas habilidades criativas, transformando ideias em realidade.
“Esse laboratório tem o propósito de atender toda a comunidade. Ser maker é ser criativo, ter ideias, e o laboratório está lá para você desenvolver essas ideias”, disse o diretor Ricardo Teixeira.
O coordenador do “LabIFMaker”, professor Ricardo César de Carvalho, celebra a concretização do espaço e explica que a capacitação da equipe do IFSP será o primeiro passo antes de atuar com professores de outras escolas. "Estamos muito empolgados com a inauguração desse laboratório, é um sonho se realizando", comemora.
“As impressões em 3D chamam a atenção de qualquer um e a qualidade do trabalho desenvolvido com o corte a laser é sem igual. Além disso, os equipamentos que também fazem parte do laboratório enriquecem, sem precedentes, a capacidade de desenvolver projetos com a comunidade”, explica.
O laboratório está localizado no Bloco B da unidade, inaugurado em abril com a presença do reitor do IFSP, professor Silmário Batista.