Atualmente, Votuporanga conta com seis candidatos que moram no município e realizam campanha localmente
Atualmente, Votuporanga conta com seis candidatos que moram no município e realizam campanha localmente Foto: Prefeitura de Votuporanga
Daniel Marques
daniel@acidadevotuporanga.com.br
A quantidade de bandeiras de candidatos espalhadas por diferentes pontos de Votuporanga tem chamado a atenção dos eleitores durante o período de campanha para as Eleições 2026. Além dos candidatos que mantêm atuação política ou profissional conhecida no município, há bandeiras de nomes que não são conhecidos de parte dos eleitores e que dificilmente foram vistos em visitas ou atividades de campanha na cidade.
Atualmente, Votuporanga conta com seis candidatos que moram no município e realizam campanha localmente. Para a Câmara dos Deputados, concorrem o vereador Cabo Renato Abdala (PL), o empresário Dalbert Mega (PP) e a vereadora Natielle Gama (Podemos). Para a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, estão na disputa a vereadora Débora Romani (PL), a protetora dos animais Sandra Valéria (Solidariedade) e o advogado Hery Kattwinkell (Avante).
Além desses nomes, há candidatos conhecidos na cidade, como Danilo Campetti (Republicanos), candidato a deputado estadual, natural de Votuporanga e que vem realizando campanha no município. Outros candidatos também possuem material de divulgação espalhado pela cidade. A presença de bandeiras de nomes menos conhecidos, entretanto, tem despertado a atenção de eleitores em diferentes regiões do município.
A propaganda eleitoral nas ruas está autorizada desde 16 de agosto de 2026 e segue regras estabelecidas pela legislação eleitoral e regulamentadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No caso das bandeiras, a Lei nº 9.504/1997 permite a utilização ao longo das vias públicas, desde que sejam móveis e não prejudiquem a circulação de pedestres ou veículos.
As bandeiras podem permanecer em bases ou suportes durante o período permitido, mas devem ser colocadas a partir das 6h e retiradas até as 22h. O intervalo é considerado pela legislação como uma das características da mobilidade exigida para esse tipo de propaganda eleitoral.
A legislação também proíbe a propaganda eleitoral em árvores e jardins localizados em áreas públicas, assim como em muros, cercas e tapumes divisórios. Também não é permitida a instalação de propaganda em locais públicos quando ela prejudicar o trânsito ou a utilização regular do espaço.
A retirada das bandeiras durante a noite, entretanto, não é o único requisito. Durante o período em que estiverem expostas, elas não podem bloquear ou dificultar a passagem de pedestres, ocupar a calçada de maneira a comprometer a circulação, impedir o acesso a imóveis ou prejudicar o trânsito de veículos.
No primeiro turno das Eleições 2026, atividades de campanha nas ruas, como distribuição de material, caminhadas, carreatas e passeatas, podem ser realizadas até as 22h do dia 3 de outubro, véspera da votação.
Com a campanha em andamento, a presença de bandeiras em diferentes pontos de Votuporanga passa a fazer parte do cenário eleitoral do município. Ao mesmo tempo, a legislação estabelece limites para a instalação e permanência desse tipo de propaganda, cabendo aos responsáveis pelas campanhas observar as regras eleitorais e as condições de circulação nos locais onde o material é colocado.