O departamento diz que ainda não é possível estimar quantos equipamentos serão destinados
Alex Pelicer
alex@acidadevotuporanga.com.br
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) do Estado de São Paulo confirmou que serão instalados radares fixos nos dois sentidos da rodovia Euclides da Cunha. O processo de licitação já está em andamento para contratação das empresas que irão disponibilizar os radares.
A previsão é que os radares estejam em operação de fiscalização no último trimestre do ano. Ainda não é possível estimar quantos equipamentos serão destinados a SP-320.
De acordo com DER, serão instalados em toda malha viária estadual do DER, 425 radares fixos e lombadas eletrônicas, 124 equipamentos para medir o tempo de viagem dos motoristas e 48 painéis de mensagem variável, com o objetivo de garantir melhores condições de segurança aos usuários das rodovias não concedidas, sob administração deste órgão. Também não foram divulgados os limites de velocidades que serão estipulados.
Neste ano, a Comissão de Viação e Transportes rejeitou proposta que pretende restabelecer a obrigatoriedade de placas informativas antes dos radares de trânsito. O Projeto de Decreto Legislativo 544/12, susta os efeitos da resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que acabou com a necessidade de sinalização sobre os equipamentos eletrônicos.
Antes da resolução, os órgãos de trânsito eram obrigados a instalar placas informando os motoristas sobre a existência de fiscalização eletrônica e a velocidade máxima permitida na via.