O Rotary Club de Votuporanga e Casa da Amizade, presidido por Dirceu Liévana de Camargo, promove hoje uma palestra sobre câncer de mama, com o tema “Câncer de Mâma – Prevenção, Tratamento e Superação", às 19h30, no Espaço Unifev Saúde.
A Prefeitura de Votuporanga, por meio da Secretaria Municipal e Saúde, apoia este evento, que será presidido pela presidente da Casa da Amizade de Catanduva-Norte, Sônia Sueli Spósito Ceneviva.
A palestrante
Sônia Sueli Spósito Ceneviva descobriu em 2007 um tumor maligno na mama direita. Iniciou tratamento no Hospital de Câncer de Barretos (Fundação PIO XII), submetendo-se, a princípio, a um ano e oito meses de quimioterapia, 28 aplicações de radioterapia e cinco cirurgias. Após a realização da primeira cirurgia (2008), onde fez mastectomia total (retirada completa da mama) procurou a Associação Sempre Viva como paciente, tornando-se depois voluntária na fabricação de próteses externas, na época confeccionadas com espuma e chumbinho, material este de difícil compra por ser bélico que posteriormente foi substituído polietileno e o tecido de sutiã que passou a ser o usado na fabricação pois é lavável e de maior duração. Atualmente é presidente da Associação, formada por voluntárias mastectomizadas ou não e realiza um trabalho que contribui para a melhoria da qualidade de vida física, emocional e social de mulheres com câncer de mama.
Desde 2009 existe o trabalho de confecção das novas próteses que são doadas para vários hospitais do Brasil. Foram doadas em torno de 8000 próteses durante este período e além deste apoio, uma sala de fisioterapia foi montada nas dependências da sede da associação- Rua Cambé, nº 11, Vila Engrácia – Catanduva, existindo apenas quatro salas como esta no mundo: uma em São José do Rio Preto, outra na Itália e na Espanha e a de Catanduva. Fisioterapeutas especializadas em exercícios miolinfocinéticos e drenagem de linfedema, terapeuta ocupacional e psicólogas prestam atendimento voluntário para pacientes de Catanduva e região.
Um trabalho permanente de palestras sobre prevenção do câncer de mama em instituições públicas e privadas estimulando o autoexame e mamografia vem sendo priorizado pela associação no sentido de que a cada dia mais mulheres se conscientizem da importância desses cuidados que evitam e minimizam a gravidade da expansão dessa terrível doença.
No ano de 2012 foi uma das vencedoras do Programa Acolher da Natura, categoria crescente, entre aproximadamente 800 histórias inscritas em todo o Brasil; sua história de vida e seu trabalho social na associação foi reconhecido por um programa que tem como lema; “Quem transforma problemas em oportunidades de mudanças merece nosso reconhecimento.”
O Programa Acolher nasceu para reconhecer pessoas que estão transformando suas comunidades por meio de ações sociais. Ao compartilharem suas experiências, essas pessoas podem concorrer a um apoio técnico e financeiro da Natura. Foram seis meses de muito trabalho entre leitura de histórias, rodadas de avaliação com a participação de consultores voluntários, visita de campo realizado a Consultores e Consultoras de todo o país e a realização de dois comitês julgadores com a presença de especialistas em empreendedorismo social. Foi, SONIA SUELI SPOSITO CENEVIVA, reconhecida neste ano como uma das guerreiras que estão espalhadas por todos os cantos do país que tem o objetivo comum transformar o país em local melhor para se viver.
Além da premiação em dinheiro, houve também por 12 meses apoio técnico que consistiu em formação para o empreendedorismo social (encontros presenciais com demais CNs reconhecidos em formato de oficinas, por exemplo), coaching para acompanhar a evolução da consultora ao longo de 12 meses.
Aconteceu também sua indicação como uma das finalistas do Prêmio Cláudia 2012 na Categoria Natura como CN Inspiradora. O Prêmio Claudia é a maior premiação feminina da América Latina e reconhece mulheres que estão contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa, mais solidária e feliz.
Na Revista Claudia do mês de agosto-2012 saiu publicada uma reportagem com o nome e o trabalho desenvolvido por todas as dezenove finalistas. A cerimônia de premiação aconteceu no dia 08 de outubro na Sala São Paulo na antiga Estação Júlio Prestes em São Paulo. No dia anterior, a Editora Abril e a Natura promoveram um jantar no Espaço Abril para que as dezenove finalistas se conhecessem e fossem homenageadas.
Com tudo isso, Sonia conheceu inúmeras outras histórias extremamente importantes, de pessoas engajadas em proporcionar não só aos mais necessitados mas, também, ao Brasil, trabalhos éticos e de importância fundamental para que o nosso povo adquira uma qualidade de vida mais digna.
Neste ano, no dia 08 março de 2013 recebeu nas dependências da ACE – Associação Comercial e Empresarial de Catanduva a Homenagem Soroptinist – Prêmio Ruby – Mulher ajudando Mulheres - Esses reconhecimentos contribuíram para que a certeza de que fazer o bem não tem dimensão, é só ter coragem e assumir os papéis que Deus preparou para que a cada de nós, proporcionando oportunidades para que as pessoas sejam seres humanos cada vez melhores.