Karolline Bianconi
karol@acidadevotuporanga.com.br
Conforme adiantado pelo jornal A Cidade na edição de quinta-feira, o prefeito Junior Marão reuniu a imprensa para falar sobre a Expresso Itamarati assumir o transporte coletivo urbano. Ele destacou que há quatro anos existia o interesse do grupo em administrar o respectivo setor. A negociação tramitou, exclusivamente, pela Itamarati e Unitrans.
Até o dia 1.º de dezembro, ônibus 0 km estarão na cidade, mas os serviços começam a ser prestados já em 7 de setembro. Por enquanto, serão ônibus semi-novos, que atenderão o trecho urbano e as linhas destinadas aos estudantes.
A frota também será monitorada pela própria Itamarati, para saber se cada veículo está cumprido seu horário. Neste sistema, a Prefeitura terá total acesso para poder avaliar os serviços prestados. A Itamarati também deve construir ou alugar um terreno para abrigar a garagem dos veículos, assim como trazer uma oficina especializada na manutenção dos ônibus.
Transporte Cidadão
Marão garantiu que o Transporte Cidadão, onde o usuário paga R$ 1 e a Prefeitura reembolsa mais R$ 1 à empresa, será mantido. “Não muda, continua. Vale lembrar que este valor está na cidade desde 2011, com a proposta de incentivar as pessoas a usarem o transporte coletivo. Creio que seja a passagem mais barata do Brasil”, destacou. Em maio de 2011, eram 38 mil usuários do transporte coletivo; hoje, já chegam a 75 mil.
Empregos
Gentil Zanovelo Afonso, diretor superintendente da Expresso Itamarati, contou que em um primeiro momento, será oferecido aos funcionários da Unitrans a oportunidade destes ficarem na nova administração. Também acompanhou a reunião o diretor operacional da Itamarati, Valdeir Aparecido Zanin.