Marão destacou que Votuporanga se tornou referência na área de Assistência Social
Andressa Aoki
andressa@acidadevotuporanga.com.br
Lideranças locais entregaram ontem a sede do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) ontem à tarde, durante cerimônia. Durante o discurso, o prefeito Junior Marão disse que passam por reforma os Cras (Centro de Referência de Assistência Social) das zonas Sul e Norte. O da zona Leste foi inaugurado no ano passado. “O município conta com Creas e três Cras”, afirmou.
Marão destacou que Votuporanga se tornou referência na área de Assistência Social. “O município faz a gestão dos próprios recursos e a cidade investindo cada vez mais no setor”, complementou.
O chefe do Executivo contou que próximo ao Creas, a Prefeitura está construindo uma área de lazer. Está previsto ainda para o bairro uma grande obra da avenida Wilson Foz até o Linhão, trazendo uma mobilidade maior para a região.
Já a secretária de Assistência Social, Marli Pignatari, ressaltou que é uma área que muito lhe agrada. “Me interessei pelos serviços do projeto desde quando entrei no Fundo Social de Solidariedade, em 2001. O Creas foi implantado em 2006 e estava em um local alugado. A nova sede foi conquistada não na minha gestão a frente da pasta de Assistência Social, mas sim quando Osmair Ferrari era secretário”, disse.
Marli explicou o funcionamento da unidade. “Atendemos famílias e indivíduos que sofreram ameaças, que são vítimas de violência seja ela física, sexual ou moral. O projeto abrange crianças, adultos, mulheres, idosos e moradores de rua”, frisou.
Ela afirmou que o objetivo é fortalecer os vínculos rompidos destes assistidos, orientando, amenizando conseqüências e fortalecendo autoestima e superação. “É um trabalho de suma importância na vida daquele que nos procura”, falou.
A coordenadora do Creas, Iara da Costa Rufato, destacou que o órgão funciona em prédio próprio. “Podemos adequar a estrutura ao atendimento dos usuários”, frisou.
O presidente da Câmara Municipal, Eliezer Casali, ressaltou que com o prédio próprio para o Centro de Referência Especializado de Assistência Social, acaba a instabilidade no atendimento à população. “Antes, elas tinham que se deslocar de um lado para o outro, de acordo com o endereço do órgão, que mudava por causa do aluguel. Com a entrega desta obra, a situação fica mais harmoniosa”, contou.
Para o deputado estadual Carlão Pignatari, o Creas é uma forma de incentivar os direitos das pessoas que são vítimas de todo tipo de abuso. “Votuporanga vive em uma situação privilegiada. A cidade possuía o Centro de Referência antes mesmo de outros municípios”, disse.