Declaração foi dada pelo prefeito Junior Marão, sobre a leishmaniose; ele diz que cidade tem investido no combate
Karolline Bianconi
karol@acidadevotuporanga.com.br
A Secretaria Municipal de Saúde realiza até hoje o Fórum Estratégico para o Controle da Leishmaniose Visceral Americana. O evento acontece no Centro de Convenções e visa debater a doença.
Ontem, durante a abertura oficial do evento, o prefeito Junior Marão ressaltou que o município tem tomado várias medidas para combater a doença. “Temos enfrentado o
o problema e não colocado o assunto ‘debaixo do tapete’. Temos que passar de forma clara a toda população para poder vencê-la”, falou.
Ele contou que quando assumiu a administração local, foi apresentado à doença pela secretária Fabiana Parma e o veterinário do Secez, Elcio Sanches Junior. Como os números começavam a aparecer, a equipe iniciou uma batalha contra a doença.
“Existe hoje uma gestão pública sobre a gravidade da doença e o que ela pode acarretar no ser humano. Sabemos que existe afeição das pessoas pelos seus cachorros, e elas não aceitam a eutanásia, mas a situação é muito grave”, disse.
Sobre a eutanásia, Marão disse que alguns veterinários até tentam o tratamento nos cães, mas o recomendado pelo Conselho da classe profissional é que os animais devam ser sacrificados, para não transmitirem a doença aos seres humanos.
O prefeito frisou que tudo o que está ao alcance da Secretaria da Saúde vem sendo feito, com o objetivo de divulgar a prevenção da doença. até agora, mais de duas mil casas foram dedetizadas . “Vencer é difícil, mas temos condições de vencê-la”., disse.
A secretária de Saúde, Fabiana Parma, agradeceu a presença dos participantes e enalteceu os trabalhos dos participantes no Fórum, como Ministério da Saúde, Secretaria Estadual da Saúde e Instituto Adolfo Lutz.
Disse que a proposta do Fórum também visava produzir uma carta de intenções, com metas traçadas e planejamento em conjunto.
O presidente da FEV (Fundação Educacional de Votuporanga), Nelson Thomé Seraphim Júnior, também esteve no evento.
Quem abriu o evento ontem foi Francisco Edilson Ferreira de Lima Jr, do Ministério da Saúde. O teme foi a situação atual e implementação do programa de LVA no Brasil.