Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
Uma das demonstrações de que Votuporanga está em pleno crescimento é a grande quantidade de pedidos para a abertura de novos loteamentos que a Prefeitura recebe. Atualmente estão em análise 30 solicitações, abrangendo todas as regiões da cidade, especialmente a oeste.
Em 2012, a administração municipal aprovou 20 pedidos. A empresa interessada apresenta projeto, baseado nas diretrizes do município. A Prefeitura, caso esteja de acordo com a proposta, previamente aprova, a encaminha para o Estado, no Graprohab (Grupo de Aprovação de Projetos Habitacionais), que volta para a Prefeitura aprovar o processo final. Depois, é registrado em cartório.
O secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Jorge Seba, explicou que, sua preocupação, como urbanista e agente público, é com todas as necessidades que precisarão ser supridas com este desenvolvimento. “A gente precisa oferecer água, tratamento de esgoto e também elaborar diretrizes viárias para organizar este processo”.
Para Seba, Votuporanga passou a ser uma cidade atraente, receptora de população e, como consequência, precisa se prover de serviços públicos para atender a demanda.
Entre as unidades habitacionais populares, o município conta com a construção de 330 unidades no Residencial Parque Boa Vista e ainda neste ano deve anunciar mais residenciais.
Com 89.715 habitantes, a cidade já tem com 89.715 veículos. Sem levar em consideração os carros visitantes, a quantidade já é alta na cidade. Por isso, outro grande desafio para o desenvolvimento urbano da cidade é oferecer vagas para estacionamento. Algumas possibilidades estão em estudo, como:
Estacionamento em 45°
Para Seba, a ideia de estacionamento em 45° na rua São Paulo terá um efeito danoso, que é o afogamento da rua Bahia. “Transformando a São Paulo em mão única, todo o seu tráfego passa para a Bahia, o que pode gerar um prejuízo para esta via. O projeto ainda está em análise”, disse o secretário.
Estacionamento subterrâneo
De acordo com a assessoria de comunicação da Prefeitura, o projeto de revitalização da praça Fernando Costa está suspenso e a Prefeitura está estudando o que será feito no local. Sendo assim, dependendo do que for decidido haverá necessidade de alterações no projeto aprovado anteriormente. Após uma iniciativa popular, a Prefeitura passou a estudar também outras possibilidades de aumentar o número de vagas de estacionamento na região central, porém, até o momento ainda não existe definição sobre o projeto final.