Na última semana, a Santa Casa de Votuporanga foi sede de mais um curso de capacitação da FEHOSP – Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo. Desta vez, o tema foi “Projetos para compra de equipamentos por meio de convênios através do SICONV e Sistemas do Fundo Nacional de Saúde, ministrado pelo técnico do Ministério da Saúde, Murilo Contó, que possui mais de 17 anos de experiência na área da saúde.
O curso teve duração de oito horas, somando a participação de 30 profissionais das cidades de Fernandópolis, Cajobi, Pirangi, Jales, Nova Granada, Jaci, Olímpia e Votuporanga. O objetivo era ensinar aos profissionais como receber recursos financeiros do Ministério da Saúde para melhoria de suas estruturas físicas e tecnológicas, celebrando convênios entre o Ministério e as instituições, delineando quais as regras, obrigações e objetivos a serem alcançados com o investimento.
O conteúdo programático abordou ainda o cronograma de atividades relacionadas à elaboração de projetos, a nova estrutura e programas prioritários do Ministério da Saúde, os tipos de recursos financeiros, os instrumentos de Repasse – Termo de Convênio, o sistema de informação e gerenciamento de equipamentos e materiais – SIGEM, o sistema de cadastro de propostas do Fundo Nacional de Saúde, sistema de gestão de convênios – SICONV, licitação de itens, utilização de recursos remanescentes, prestação de contas e legislação aplicável.
O provedor Valmir Dornelas, comentou a importância da capacitação. “Todos os profissionais precisam ter seus conhecimentos atualizados e reciclados constantemente. No Hospital, já existem programas de educação, mas não podemos perder a oportunidade que a Federação das Santas Casas nos proporciona de qualificarmos ainda mais os funcionários, com esses cursos gratuitos.”