Palestrante fala da importância do professor se atualizar para que a educação não perca o sentido: escolarizar o aluno
Da Redação
O renomado filósofo e educador Prof. Dr. Mário Sérgio Cortella participou do 4º Encontro de Educadores da Unifev. O evento foi realizado ontem, no Votuporanga Clube e reuniu representantes de escolas públicas e privadas de Votuporanga, região e de algumas cidades dos estados vizinhos de Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.
Cortella, que já foi secretário de Educação de São Paulo e escreveu diversos livros, dentre eles Não nascemos prontos: provocações filosóficas, abordou, de forma dinâmica e descontraída, a importância de o professor se atualizar para que a educação não perca o seu sentido: escolarizar o aluno.
“É necessário deixar claro essa diferença entre ‘educar’ e ‘escolarizar’. Educar é responsabilidade da família. Escolarizar, da escola. Para isso, nós, educadores, temos de estar atentos aos novos paradigmas. Na maior parte dos casos, temos alunos do século XXI sendo alfabetizados por profissionais do século XX pautados em modelos pedagógicos do século XIX. Óbvio que há algo de errado nisso”, destacou.
O próprio filósofo resumiu sua vinda a Votuporanga como uma proposta à reflexão: “meu objetivo é que esses educadores que estão aqui hoje se sintam incentivados a fazer da melhor forma possível o que gostam tanto de fazer”.
O evento, intitulado 4º Encontro de Educadores da Unifev, é coordenado pelo Sistema Unifev de Ensino, em parceria com o Setor de Marketing do Centro Universitário de Votuporanga. Desde 2010, a Instituição tem proporcionado atividades como essa, em homenagem ao Dia do Professor, comemorado em 15 de outubro.
De acordo com a supervisora de Marketing da Unifev, Silvia Caporalini, além de ser um presente aos educadores, o evento busca estreitar o relacionamento entre a Instituição e, principalmente, os municípios que utilizam o Sistema Unifev de Ensino.