Secretaria de Assistência Social trabalha na etapa da busca ativa de famílias que vivem em situação de extrema pobreza no município
A Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Votuporanga começou o trabalho de busca ativa de famílias que vivem em situação de extrema pobreza no município por meio do programa São Paulo Solidário, uma iniciativa do Governo do Estado para garantir a mobilidade social de todos os paulistas em situação de miséria. Em Votuporanga serão visitadas mais de 2.800 famílias em todas as regiões da cidade e também do distrito Simonsen e dos bairros rurais Vila Carvalho e Cruzeiro.
Dez visitadores uniformizados e com identificação estão percorrendo a cidade para coletar as informações por meio de um questionário que analisa não apenas a renda, mas também as condições de saúde, educação e padrão de vida de cada família. Durante esta semana estão sendo visitadas 810 famílias da zona norte da cidade e do distrito. Após finalizar esta região os visitadores seguem para a zonas leste e noroeste, depois para a zona sul junto com Vila Carvalho e Cruzeiro. A previsão é de que até o dia 30 de setembro todas as visitas tenham sido concluídas.
Ao encerrar esta primeira etapa da busca ativa, com base nos questionários preenchidos, os dados serão compilados e tabelados, resultando assim no Retrato Social das famílias e do município. Trata-se de um diagnóstico das condições de vida da população. Nele são verificadas as privações da comunidade local em suas várias dimensões de Saúde, Educação e Padrão de Vida.
A partir daí as famílias serão convidadas a assinar a "Agenda da Família Paulista", se comprometendo com o Governo do Estado a participar ativamente da superação de suas privações sociais. Esta é uma ação inédita no Brasil que coloca o Estado de São Paulo a frente dos demais, pois faz do cidadão o protagonista da sua própria mobilidade social: o Estado entra com o apoio e o cidadão com seu próprio esforço.
Em 2012 a Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo iniciou o programa com os 97 municípios paulistas de menor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do Estado. Neste ano, o São Paulo Solidário atinge mais 483 municípios, onde está incluída Votuporanga, e, em 2014, completará o ciclo com os 65 municípios da Região Metropolitana de São Paulo, Campinas e Baixada Santista.
Vale ressaltar que o Programa São Paulo Solidário é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo em parceria com os municípios com o objetivo de superar a extrema pobreza e promover a mobilidade social. “A Secretaria Municipal de Assistência Social é o órgão responsável pela gestão e execução da etapa Busca Ativa do São Paulo Solidário no município. Sendo assim, solicitamos a toda população votuporanguense para que colaborem com a entrevista dos visitadores, pois o resultado esperado com esta pesquisa é garantir a melhoria na qualidade de vida das famílias”, solicitou a secretária Marli Beneduzzi Pignatari.
Mais informações sobre o programa pelo telefone (17) 3426-2600.