Andréa Thomé falou sobre os atendimentos em Votuporanga
Karolline Bianconi
karol@acidadevotuporanga.com.br
A diretora do Procon de Votuporanga, Andréa Thomé, reuniu a imprensa na manhã de ontem, na Secretaria de Cidades, para apresentar o “Ranking On-line de Reclamações”. A cidade é uma das cinco primeiras conveniadas ao Sindec (Sistema Nacional de Informação ao Consumidor) a integrar o novo serviço. Através do recurso, os usuários da internet podem consultar o número de reclamações e quais as empresas mais reclamadas no Estado de São Paulo e em Votuporanga.
Para acessar os dados, basta entrar no site da Prefeitura no www.votuporanga.sp.gov.br, ir em Links e clicar em Procon. Do começo do ano até agora, o órgão realizou 6.657 atendimentos. Empresas de telefonia são as que mais lideraram o ranking.
Lista
Andréa disse que quando as empresas reclamadas são convocadas a prestarem informações sobre os atendimentos, a resposta recebida é que aos números de reclamações são pequenos se comparado com a base de clientes. “Estes números devem ser respeitados, pois são pessoas insatisfeitas com algo que a empresa forneceu ou deveria ter feito. Não somos o 0800 de cada empresa, eles deveriam ter melhor o SAC, que é o Serviço de Atendimento ao Consumidor. Não era nem para causar problema ao comprador do produto ou serviço”.
Ela disse que as 10 primeiros empresas que lideram o ranking neste ano terão atenção especial do Procon. A proposta é fazer com que elas saiam da lista das mais reclamadas, assim como as demais que integram o ranking, para que passem a oferecer, de fato, o que prometem ao consumidor. “Espero que em 2014 elas não apareçam mais”, disse.
Avanço
No ano que vem mais de 25 cidades do Estado passarão a integrar o Sindec. Segundo Andréa, a estimativa é ultrapassar os dados do Procon de São Paulo, que sempre foi referência em atendimento ao consumidor. “O interior vem mostrando a sua força. E o consumidor está atento ao que as empresas oferecem e prometem”, destacou.