Profissionais ministrarão, em sala de aula, atividades pelo JEPP - Jovens Empreendedores Primeiros Passos, que tem como objetivo despertar o empreendedorismo nos estudantes
Neste ano, o Escritório Regional do Sebrae - SP de Votuporanga já capacitou 115 professores de toda a região para disseminar a educação empreendedora junto às crianças em sala de aula. Foram atendidas cinco turmas, por meio do JEPP - Jovens Empreendedores Primeiros Passos. Outras duas turmas devem ser habilitadas em dezembro.
A gestora do programa, Carla Carina Bussoloti, comenta que a iniciativa consiste na aplicação de conteúdo teórico e prático com professores das redes pública e privada do ensino fundamental para que seja implementado com os alunos em sala de aula. “A metodologia da capacitação JEPP foi desenvolvida pelo Sebrae-SP com o objetivo de disseminar a cultura empreendedora entre as crianças e jovens, de maneira a estimular os comportamentos empreendedores e favorecer que o público infanto-juvenil, tenha a possibilidade de se tornar protagonista da sua própria vida”, explica.
Ao longo do ano, os professores de Auriflama, Fernandópolis, Américo de Campos e Parisi foram capacitados para aplicar o conteúdo, com crianças de 7 a 14 anos do nível fundamental.
Para o superintendente do Sebrae - SP, Bruno Caetano, o empreendedorismo é uma ferramenta importante para o desenvolvimento econômico e social. “Quanto mais próximo o jovem estiver dessa cultura, maiores serão os benefícios para o país. O jovem deve conhecer o que é o empreendedorismo. Ele precisa sair da escola preparado, não só para ser empregado, mas para ser empreendedor.”
Auriflama
Em Auriflama, o programa está em fase de implantação e é desenvolvido nas escolas EMEF Conceição de Oliveira Moreira, EMEF Clara Carvalho Ferreira e EMEIF Marli Nicéa Molina Benetoli. No total, 666 alunos participam das aulas de empreendedorismo, promovidas com o objetivo de implementar a cultura empreendedora.
“Para os alunos de Auriflama, e de todas as outras cidades que já implantaram ou estão em fase de implantação, o programa vai proporcionar o crescimento e a desenvoltura, para que todos se tornem protagonistas da própria vida, o que nos deixa muito felizes”, destacou o gerente do Escritório Regional do Sebrae – SP de Votuporanga, Sérgio Gromik.
Em Auriflama, o programa começou a ser implantado em agosto deste ano, após os professores passarem por capacitação na primeira semana de junho. Para o dia 20 de novembro, na comemoração do aniversário da cidade, será promovida uma Feira do Empreendedor, quando os alunos irão mostrar e comercializar os produtos confeccionados durante o trabalho realizado em sala de aula.
Para conhecer esse e outros programas desenvolvidos pelo Escritório Regional do Sebrae – SP em Votuporanga, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (17) 3421-8366. O Escritório fica na av. Wilson de Souza Foz, 5137.