Materiais de edições anteriores serão reutilizados, com outros objetos adquiridos neste ano; Casinha do Papai Noel foi extinta
Karolline Bianconi
karol@acidadevotuporanga.com.br
A decoração de Natal que é realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Turismo, já está sendo colocada em diversos pontos da cidade. A estimativa é que o material todo seja entregue no final deste mês. Além de deixar a cidade mais bonita, no clima natalino, a proposta é que Votuporanga seja visitada pelas pessoas de toda região, além de convidar os moradores para prestigiar a cidade.
Quatro pessoas trabalham na confecção da decoração. Maurício Simonato explicou que neste ano não existe um tema específico para ser abordado na decoração natalina, mas o que será explorado é a luz. “Outras cidades da região repetem a mesma decoração. Em Votuporanga, utilizamos a mesma estrutura, mas alteramos a posição onde o material será colocado e damos uma nova roupagem à armação que temos”, falou.
A decoração começou a ser feita em maio deste ano, uma vez que requer planejamento, licitação de materiais, análise do que pode ser reaproveitado, entre outros.
Novamente, a organização reaproveitará 70% do material utilizado em anos anteriores. Sendo assim, 30% é comprado para reposição, como pisca-piscas, bolas e demais materiais. “O valor de investimento é de R$ 150 mil, mas ainda não chegamos a isso”, disse Simonato.
Novidade
Com a entrega da Nova Concha Acústica, o espaço também receberá decoração natalina. Na manhã de ontem, a estrutura começou a ser montada.
Simonato explicou que o local receberá um cenário temático para valorizar a grandeza da obra.
Pontos
Na antiga Estação Rodoviária, a parte de estrutura elétrica já foi instalada, para em breve receber os bonecos e demais personagens do Natal.
Outros pontos que receberão a decoração natalina são as avenidas Emílio Arroyo Hernandes (Pozzobon), João Gonçalves Leite (Assary), Vale do Sol e Prestes Maia, além das principais ruas centrais da cidade.
As praças São Bento, Matriz e Santa Luzia também farão parte do projeto. Também terá o tradicional presépio na Santa Luzia
.
Casinha do Papai Noel
Atração nos últimos anos na praça Dr. Fernando Costa, na Matriz, a Casinha do Papai Noel neste ano não será exposta. “Só teremos mesmo um cenário”, falou.
A assessoria de imprensa da Educação informou que a Casinha será apenas cenográfica, com o intuito de minimizar recursos e tempo de montagem.
Simonato contou que a casinha tinha como proposta ser explorada pelos artesãos do município em datas comemorativas. “Existiu esta intenção, mas não foi assumida com frequência”, disse.
Horário especial
A presidente do Sincomerciário, Maria Augusta Caetano Marques, a Lia, informou para o jornal A Cidade na tarde de ontem que os sindicatos de classe ainda estão em negociação para que seja estabelecido acordo para o horário de funcionamento do comércio no final de ano. Em dezembro as lojas abrem suas portas em horário especial, das 9h às 22h, sendo uma alternativa a mais para que os consumidores façam suas compras de final de ano.
Em 2012, as lojas abriram suas portas no dia 7 de dezembro até 2 de janeiro de 2013.