Karolline Bianconi
O jornal A Cidade entrou em contato com a Secretaria de Educação, Cultura e Turismo, para que diversos pontos a respeito da falta de vagas em creche pudessem ser esclarecidos à população.
Em nota, a assessoria de imprensa destacou que a falta de vagas na Educação Infantil no Brasil é um desafio educacional permanente. “Nosso país possui aproximadamente 80% de crianças fora da creche, conforme dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Municípios (PNAD 2009, IBGE)”.
Déficit
No momento, a Secretaria da Educação está com déficit de vagas para alunos de 0 a 2 anos, no total de 445. Porém, em janeiro, no retorno às aulas, serão atendidas mais 300 crianças.
“Historicamente, a Educação Infantil não era vista como prioridade e muito recentemente passou a ser reconhecida por seus benefícios para a criança, principalmente após a aprovação da Emenda Constitucional nº 59 de 11 de novembro de 2009, que torna o ensino obrigatório a partir dos 4 anos. Felizmente não temos demanda reprimida para os alunos de 3 a 5 anos, tendo como desafio o atendimento integral das crianças de 0 a 2 anos, matriculadas em creche”, diz a nota.