Procedimento foi realizado pela equipe da Comissão Intra-Hospitalar de Captação de Órgãos e Tecidos para Transplante
A Santa Casa de Votuporanga fez na madrugada desta quarta-feira (20) a captação de córneas da paciente Milena Barbosa de Jesus, de 13 anos. A garota foi socorrida até o Pronto Socorro do Hospital na noite de anteontem, após ser ferida por arma de fogo, porém, não resistiu ao ferimento e foi a óbito. A família, em um gesto de solidariedade e generosidade, autorizou a doação das córneas.
O procedimento foi realizado pela equipe da Comissão Intra-Hospitalar de Captação de Órgãos e Tecidos para Transplante (Cihdott) da Santa Casa de Votuporanga. A captação de córneas é um serviço para o qual o Hospital está habilitado e foi implantado em 2012, que beneficia inúmeros pacientes de toda a região, já que os órgãos captados na cidade são encaminhados ao Banco de Olhos de São José do Rio Preto e distribuídos de acordo com a demanda.
Com os resultados alcançados, a Cihdott da Santa Casa é a segunda que mais realiza captações na região, atrás apenas de São José do Rio Preto, onde se concentra a maior parcela de doadores. No ano passado foram 27 captações realizadas, em 2013 - de janeiro a outubro - foram 25 procedimentos. A equipe mensura mês a mês os resultados obtidos e possui uma taxa elevada - acima do esperado pelo Ministério da Saúde - de efetivação, isto é, da aceitação/autorização dos familiares pela doação.
"Incentivamos que as famílias conversem sobre o assunto e que os doadores manifestem em vida a vontade de ser doador, já que os parentes são os únicos que podem permitir a doação de córneas e outros órgãos", explica o enfermeiro Pablo Guidorzi Gurther, responsável pela Cihdott.