Andressa Aoki
O vereador Mehde Meidão Slaiman Kanso fez um requerimento de voto de congratulação para a presidente Dilma Rousseff pela assinatura do decreto que autoriza a migração das emissoras AM para FM.
Meidão ressaltou a Rádio Cidade em seu discurso. “Há muitos anos, procuramos João Carlos Ferreira, proprietário da emissora Rádio Cidade e Dorival Veronezzi para oferecer rádio FM para Votuporanga. Era a vontade de que o presente fosse dado aos nossos amigos. Ouvimos deles a seguinte resposta: se for para vir para política, não queremos”, afirmou.
Ele enfatizou o decreto assinado pela Dilma Rousseff. “Sabemos que a distância a ser percorrida será menor. A FM tem menos potência, mas o som é de excelente qualidade e ganharemos muito com esta decisão da presidente da República, em assinar justamente no dia do radialista.
O vereador André Figueiredo também parabenizou a Rádio Cidade.
O decreto
A presidente Dilma Rousseff assinou no último dia 7 durante cerimônia no Palácio do Planalto, decreto que permite às emissoras de rádio que operam na faixa AM migrarem para a faixa FM.
Essa medida atende a demanda antiga do setor de rádio, principalmente de emissoras do interior, e vai permitir melhoria da qualidade do sinal dessas rádios. A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV (Abert) avalia que 90% das 1,8 mil rádios comerciais AM se transfiram para a frequência FM.
Para migrar à faixa FM, as rádios AM vão ter que trocar seus sistemas de transmissão de sinal, que inclui transmissores, antenas e equipamentos auxiliares.
A troca dos equipamentos é necessária porque as rádios AM funcionam em uma frequência de 525 KHz, no início do espectro, enquanto as rádios FM operam em 88 MHz. As ondas de rádio emitidas pelos transmissores AM são consideradas de tamanho médio, com alcance maior que os de FM, que têm ondas curtas. Portanto, a diferença técnica entre uma e outra está na propagação dessas ondas.
Frequências como as da rádio AM estão mais sujeitas a sofrerem interferência de equipamentos e sons, como eletrodomésticos, fábricas, linhas de transmissão e até o barulho produzido por veículos. Por isso o sinal dessas emissoras tem uma qualidade inferior à das FM.