Lázara Cândida do Carmo Leite de Carvalho tinha 85 anos e era filha do ex-prefeito João Gonçalves Leite
Karolline Bianconi
karol@acidadevotuporanga.com.br
Faleceu às 14h24 de ontem, na Santa Casa de Votuporanga, aos 85 anos, Lázara Cândida do Carmo Leite de Carvalho, conhecida como Dona Lazinha, mãe do deputado federal João Dado. Ela estava internada no hospital desde o último dia 2, e morreu vítima de insuficiência renal crônica.
Dona Lazinha era viúva de José Dirceu de Carvalho e filha do João Gonçalves Leite, ex-prefeito de Votuporanga.
Era natural de Sales e residia em Votuporanga, tendo como último endereço a rua Paraná, n.º 3205, no bairro Chácara das Paineiras. Frequentava a Igreja Nossa Senhora Aparecida (Matriz).
Até o fechamento desta edição, a informação passada pela assessoria do deputado Dado era que o corpo chegaria ao Velório Municipal a partir das 19h de ontem, onde seria velado até hoje. O horário do enterro não foi divulgado, mas acontecerá no Cemitério Municipal de Votuporanga até esta tarde.
Dona Lazinha estava presente em vários eventos e inaugurações em Votuporanga. Sua recente aparição pública foi na entrega da Nova Concha Acústica.
Vida
Dona Lazinha nasceu no dia 5 de agosto de 1928. Em 1947, aos 18 anos, veio para Votuporanga, onde praticamente se tornou a primeira dama da cidade, uma vez que sua mãe exercia outras tarefas na época.
Durante esse tempo, praticou diversas obras sociais no município, ajudando os primeiros moradores carentes.
Também ajudou nos trabalhos de arrecadação de fundos para a construção da Igreja Matriz e Santa Casa.
Foi excelente esposa e mãe, sendo que, a educação e ensinamentos de vida foram muito bem aproveitados pelo seu filho, o deputado federal João Dado, representante do povo votuporanguense no Congresso Nacional.
Diante da participação na comunidade, dona Lazinha recebeu um voto de congratulação, em nome de todas as mulheres votuporanguenses, pelo Dia Internacional da Mulher, pela passagem de seu dia comemorativo, pelos relevantes serviços prestados. A homenagem aconteceu em 9 de março de 2011, e foi concedida pelo então vereador na época, Emerson Pereira (hoje secretário de Direitos Humanos).
Filiação
Em 14 de agosto de 2011, o PDT (Partido Democrático Trabalhista) filiou novos membros. Entre as lideranças, estava a mãe de Dado. A cerimônia foi coordenada por Valmir Dornelas, na época presidente do PDT.
Dado comentou sobre a filiação de sua mãe, dona Lazinha. "Ela começou na política com 15 anos; aos 17 era chefe de gabinete da administração do meu avô, o prefeito João Gonçalves Leite. Por isso, merece toda credibilidade e nosso respeito", concluiu.