Na próxima semana, o prefeito Junior Marão deve anunciar a data oficial de inauguração das viagens aéreas
Karolline Bianconi
karol@acidadevotuporanga.com.br
O representante da Brava Linhas Aéreas em Votu poranga, Ormélio Capo-ralini, informou que os voos comerciais na cidade com destino a São Paulo não acontecerão no dia 18 deste mês. Segundo ele, ainda não existe uma data certa para confirmar o ato. Caporalini informou que na próxima semana o prefeito Junior Marão deve anunciar a data oficial de inauguração dos voos comerciais, em uma coletiva de imprensa.
Votuporanga será o 9º município, entre os 500 do Estado de São Paulo, a ter o serviço de voos comerciais para a capital. As nove cidades com voos para a capital são: Campinas, São José dos Campos, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Bauru, Marília, Presidente Prudente, Araçatuba e, agora, Votuporanga.
Inicialmente, será um voo diário para São Paulo, chegando na capital fora dos horários de rush e com possibilidade de conexão com empresas parceiras. As tarifas serão divulgadas posteriormente.
De acordo com levantamentos, 40% das pessoas que embarcam em São José do Rio Preto passam por Votuporanga. Para receber a empresa Brava, o aeroporto do município recebeu diversos investimentos para se adequar ao crescimento do número de passageiros na cidade.
Em setembro, a A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) publicou a solicitação de horário de transporte (Hotran) da empresa Brava Linhas Aéreas para Votuporanga. O pedido foi datado em 3 de setembro e seria avaliado até 1° de outubro. Com a aprovação, a empresa pode começar os voos na cidade, com destino a São Paulo. Ao todo, a Brava fez 11 pedidos de voos ou alterações.
O pedido aponta transporte de Congonhas a Votuporanga, com partida às 21h50 e chegada às 23h05 na cidade. A saída de Votuporanga será às 5h08, com destino a Guarulhos (Governador André Franco Montoro), onde chegará às 6h10.
Votuporanga vai receber a aeronave de fabricação brasileira, o Embraer EMB-120 Brasília, que tem capacidade para 30 passageiros, que começará a ser utilizada pela empresa.
A Brava, antiga NHT, nasceu há pouco tempo e tem a ambição de, em cinco anos, estar entre as melhores companhias aéreas deste país.
Rádio
Em setembro deste ano, em entrevista ao programa de rádio semanal, Junior Marão garantiu que divulgaria o início das operações ainda naquele mês. “Eu fico ansioso para que aconteça mais rápido possível o início dos voos. Anunciamos esta conquista em agosto do ano passado. São mais rápidas, chegam em 55 minutos até São Paulo. As outras precisavam fazer escala em Araraquara e São Carlos”, disse.