Com a chegada do período chuvoso, mato alto e sujeira atraem mosquito da dengue e outros insetos nocivos à saúde pública
Todos os proprietários de terrenos sem edificação localizados em Votuporanga devem ficar atentos quanto à limpeza de seus lotes durante o ano inteiro, conforme notificação já enviada por meio dos carnês de IPTU. Portanto, a Prefeitura de Votuporanga informa que a partir do dia 2 de dezembro a equipe de fiscalização percorrerá a cidade e os proprietários de terrenos que estiverem sujos e com mato alto serão multados em 80 UFM’s (Unidades Fiscais do Município), equivalentes a R$ 208,20. Além da multa ainda será emitida aos proprietários a taxa do serviço de limpeza de R$ 0,34 o metro quadrado.
Manter os terrenos limpos é dever de todos os proprietários conforme consta nas leis 1595, de 10/02/1977, e 3407 de 08/06/2001, do Código de Posturas do Município. Entramos em um período que as chuvas são mais frequentes e o acúmulo de sujeira favorece a proliferação do mosquito transmissor da dengue e de escorpiões e caramujos. “A intenção não é multar o munícipe, mas se cada um limpar o seu terreno, a cidade ficará mais limpa e livre de diversos problemas decorrentes do acúmulo de lixo”, alertou Osmildo Botta Junior, diretor do departamento responsável pelo serviço de fiscalização e limpeza dos terrenos desenvolvido pela Secretaria da Cidade.
Os terrenos baldios são os maiores vilões e conter a proliferação de insetos nocivos à saúde pública implica na adoção de medidas mais rígidas, como a autuação dos proprietários de lotes transformados em verdadeiros depósitos de entulhos e lixos, espalhados pela cidade. Mais informações pelo telefone (17) 3423-1732. O telefone da Ouvidoria Municipal para denúncias de terrenos sujos é o 0800-7703590.