Karolline Bianconi
A redação do jornal A Cidade foi procurada por alguns pais que possuem filhos matriculados no Cemei “Dr. Abílio Calile”, no Parque Residencial do Lago, que informaram que pombos estavam constantemente na escola. O que eles disseram é que a presença destas aves poderia colocar em risco a saúde dos filhos.
Versão
A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa da Secretaria da Educação, Cultura e Turismo. Em nota, a comunicação informou que os funcionários do setor de manutenção da respectiva pasta estarão, no período das férias escolares, resolvendo a situação.
As principais doenças transmitidas pelos pombos são: criptococose; histoplasmose; salmonelose; ornitose; dermatites; alergias; toxoplasmose; psitacose e tuberculose avícola.
É importante evitar o contato com os pombos de rua porque podem ocasionar cegueira, infecções no cérebro, dos pulmões e dos intestinos.
A forma mais comum de infecções causadas pelos pombos é feita pelas vias respiratórias, através da inalação das fezes secas depositadas nos mais variados lugares, como em carros, chãos, janelas e calçadas. Porém outro modo de contaminação bastante comum é através do piolho dos pombos que podem cair sobre as pessoas quando eles voam.
Vagas
A reforma e ampliação do Cemei “Abílio Calile” acontece no primeiro semestre do próximo ano letivo. Com a remodelação, a pasta estipula que de 100 a 150 vagas serão oferecidas a mais à comunidade.