Karolline Bianconi
karol@acidadevotuporanga.com.br
A presidente do Sincomerciários, e membro do Conselho Estadual da Condição Feminina, Maria Augusta dos Santos Marques, a Lia, pediu para que em 2014 o Dia da Consciência Negra, lembrado ontem, possa ser feriado em Votuporanga. Em demais cidades da região, a data foi aprovada para ser feriado municipal. Na manhã de ontem, lideranças locais estiveram reunidas na Secretaria de Cidades para um café da manhã em comemoração ao dia e também para divulgar as atividades da Semana da Consciência Negra.
Lia disse que ainda existe preconceito por parte dos empresários em inserir pessoas negras no mercado de trabalho, mas isso está mudando. Ela contou que nesta semana, quatro pessoas negras estavam sendo inseridas no comércio local.
O secretário de Direitos Humanos, Emerson Pereira, também fez o uso da palavra, destacando que o pedido de Lia deveria ser analisado pela Câmara. Para ele, o feriado faria com que as pessoas pudessem relembrar a importância dos negros no Brasil.
A secretária de Educação, Cultura e Turismo, Sílvia Rodolfo, também fez o uso da palavra, pedindo para que todas as pessoas tenham um coração de criança. “Elas não têm preconceito umas com as outras, então, que sigamos este exemplo”, falou.
O prefeito Junior Marão comentou que momentos no passado do país não devem ser copiados atualmente, mas que nem tudo deve ser esquecido. “Hoje somos de uma geração que não viveu estes tempos, mas não podemos nos esquecer que existiram escravos e pessoas que lutaram por uma ideologia”, frisou.
A professora Lena Moreira, que coordena projetos educacionais pela Prefeitura de Votuporanga, voltados à valorização do negro no Brasil, disse que a data era para ser festiva, mas que a luta pelas conquistas de direitos e igualdade continua.
Estiveram presentes ainda o vice-prefeito Waldecy Bortoloti, o vereador Osvaldo Carvalho, entre outras lideranças da cidade.