Ambulatório comemora bons resultados: referência para o Estado e a implantação da especialidade de ginecologia/endometriose
Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
Inaugurado há seis anos, o AME (Ambulatório Médico de Especialidades de Votuporanga) comemora os bons resultados alcançados até o momento, um deles é estar entre mais bem avaliados do interior do Estado de São Paulo e outro motivo é a instalação de aparelhos de tomografia e ressonância magnética, facilitando o atendimento aos moradores da cidade e região. Os reflexos dos novos serviços são visíveis. Antes, um paciente esperava em média 460 dias por uma ressonância, hoje, esse tempo médio é de 200 dias, uma queda de mais de 50% em seis meses.
Já para a tomografia, o cidadão saía da consulta sem data para agendamento. Hoje, ele o exame é marcado.
O aparelho de ressonância foi instalado em junho deste ano e o de tomografia em maio. Até o mês de novembro, eles foram usados por 6.430 pessoas.
Marilza de Lourdes, gerente administrativo, e Marcela Cristina Cândido Bertolla, gerente assistencial, do AME de Votuporanga, receberam o jornal A Cidade na unidade local para comentar os serviços oferecidos.
O AME de Votuporanga é referência para dezenas de municípios. Os serviços de tomografia e ressonância ainda atendem outras regiões do Estado.
“A ampliação da unidade e também o oferecimento de ressonância e tomografia foram conquistas muito grandes. Resultado de um trabalho sério da Santa Casa, que administra o AME junto ao governo do Estado”, destacou Marilza.
Outro investimento do ano foi a implantação da especialidade de ginecologia/ endometriose, que atende desde novembro.
A equipe técnica do Ambulatório é composta atualmente por 80 médicos, seis enfermeiros e 30 profissionais técnicos e auxiliares de enfermagem; no total, são 197 colaboradores.
Cidades atendidas: Álvares Florence, Américo de Campos, Cardoso, Cosmorama, Floreal, Gastão Vidigal, General Salgado, Macaubal, Magda, Monções, Nhandeara, Parisi, Pontes Gestal, Riolândia, Sebastianópolis do Sul, Valentim Gentil, Votuporanga, Estrela d´Oeste, Fernandópolis, Guarani d´Oeste, Indiaporã, Macedônia, Meridiano, Mira Estrela, Ouroeste, Pedranópolis, Populina, São José das Duas Pontes, São João Iracema e Turmalina.