Secretária Silvia Rodolfo faz balanço do ano e diz que ações são definidas para acabar com número de crianças fora da escola
Karolline Bianconi
karol@acidadevotuporanga.com.br
Nesta semana, o jornal A Cidade entrevistou os secretários Rolandinho Nogueira, que responde pelo Trânsito, Transporte e Segurança, e Marli Pignatari, titular de Assistência Social, para saber quais são suas metas para o próximo ano.
Na edição de hoje, o leitor confere uma entrevista especial com a responsável pela Educação, Silvia Rodolfo, que afirma: o desafio de sua pasta ainda é zerar o déficit de vagas nas creches.
Silvia assumiu o cargo em janeiro deste ano, logo após a saída de Eliane Godói, que esteve na Educação durante os últimos quatro anos. Agora, Eliane coordena o Senac Votuporanga.
Neste primeiro ano de atuação, a secretária tem uma avaliação positiva de seu trabalho, mas reconhece que existe muito o que fazer. “O maior desafio é zerar a fila existente nas unidades escolares para atendimento de crianças de zero a 3 anos com qualidade”.
Silvia destaca que muitas ações são realizadas para acabar com a demanda, como ampliações e construção de novas unidades e contratação e formação de funcionários através de concurso público. Uma seleção está prevista para janeiro do próximo ano.
Ela ressalta que a administração atual reconhece a importância da Primeira Infância e a necessidade da ampliação de vagas. “Temos atuado para sanar este problema, acreditando que, em breve, apresentaremos índices satisfatórios de matrículas”, diz.
Melhorias
Muitas vagas foram ampliadas neste ano nas escolas, devido a contratação de mais funcionários e reformas nas unidades de ensino. Mas estas medidas não foram suficientes para acabar com o déficit. “No momento, estamos com falta de matrículas para alunos de 0 a 2 anos, mas até o final de janeiro, atenderemos 350 crianças”, explica a secretária.
Para o próximo ano letivo, será entregue o Cemei “Profª Orozília do Carmo Ferreira”, para atendimento de mais 40 menores na faixa etária de 0 a 2 anos.
Está previsto também a inauguração da reforma e ampliação do Cemei “Dr. Abílio Calile”, que permitirá mais 60 pequenos nas creches.
A Prefeitura de Votuporanga irá construir ainda uma creche-escola no Residencial Monte Verde para mais 200 crianças.
“E até abril de 2014 está previsto também o funcionamento do prédio na avenida Antônio Augusto Paes (antigo Colégio Celtas) que terá capacidade para até 200 menores na faixa etária de 0 a 3 anos”, frisa.
Férias
As creches fechadas nas férias escolares também foram motivos de polêmica neste ano, uma vez que muitos pais não têm com quem deixar os filhos ou até mesmo precisam mexer no orçamento para conseguirem pagar alguém para cuidar dos pequenos neste período.
“No próximo ano, a suspensão das atividades será em junho em virtude da “Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014”, porém os pais, ou responsáveis, receberão o calendário escolar no início do ano letivo para melhor organização”, adianta a secretária.