Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
Os alunos da escola Sesi de Votuporanga, que fazem parte da equipe ZintecVotu, conquistaram o segundo lugar na etapa regional do torneio de robótica da FLL (FIRST® LEGO® League), realizada em Presidente Epitácio, de 29 de novembro a 1° de dezembro. Agora, eles seguem para a fase estadual, que será de 4 a 7 de dezembro.
Os times classificados para a etapa estadual são Sesi RobôTech (Catanduva), Sesi ZintecVotu (Votuporanga), Sesi Big Bang (Birigui) e Sesi Robotronic (José Bonifácio).
A equipe de Votuporanga elaborou um projeto denominado “Anjo da Vida”. Os alunos querem que o trabalho desenvolvido auxilie no resgate às vítimas de enchentes.
“A pesquisa da escola Sesi está focada nos temporais e tempestades, que têm como consequências as enchentes responsáveis por várias mortes no Brasil e em alguns países do mundo. Ocorrem com as tempestades e temporais: desmoronamentos, mortes, destruição de casas, traumas, prejuízos financeiros, doenças transmissíveis pela sujeira da água e, muitas vezes, algumas pessoas morrem. Diante desse cenário cada vez mais comum no Brasil, principalmente nas cidades de médio e grande porte, elaboramos uma pesquisa de campo e de materiais bibliográficos a fim de encontrar uma solução”, destacou o professor Ricardo Conde.
De acordo com a equipe ZintecVotu, em cada ponto comercial de uma rua, avenida ou bairro deve haver pessoas capacitadas pelos bombeiros quanto à utilização de equipamentos de resgate aquático.
No ponto que existir um “Anjo da Vida” haverá uma caixa salva-vidas, para o uso no caso de enchentes. O estabelecimento comercial que esse anjo trabalha terá direito a um selo “Anjo da Vida” em sua nota fiscal, proporcionando assim o devido reconhecimento social praticado pela empresa.
A função deste anjo será ajudar as pessoas que estiverem em perigo, lembrando ainda que na caixa salva-vidas haverá uma corda, uma boia, sinalizador, apito e os equipamentos preciosos para um salvamento aquático.