De acordo com o contador Alício Simioli, iniciativa tem gerado resultados positivos
Alício Simioli destacou a importância deste projeto
Da Redação
Pessoas físicas e jurídicas interessadas em destinar parte do imposto de renda para as campanhas Leão Amigo da Criança e Adolescente e Leão Amigo do Idoso têm até hoje para pagar o boleto que pode ser baixado no site da Prefeitura de Votuporanga. Basta acessar o www.votuporanga.sp.gov.br, preencher os dados do formulário, calcular o valor da destinação, e, depois do pagamento, apresentar o comprovante na Secretaria de Assistência Social da Prefeitura, que fica na avenida João Gonçalves Leite, 4705.
De acordo com o contador Alício Simioli, do escritório Skala, essa iniciativa tem gerado resultados positivos ao longo dos anos. “Esta é uma forma de ajudar as entidades do município. Ao invés do contribuinte enviar o recurso para o governo, ele destina para os trabalhos com as crianças e idosos da cidade”, disse.
Para a pessoa física que optar por fazer a destinação este ano o valor é de 6% do Imposto de Renda Devido, porém, quem optar por fazer entre janeiro e abril de 2014, o percentual para destinação será de até 3% do imposto, no entanto, a destinação é possível somente para quem optar pelo formulário completo. Já a pessoa jurídica deverá destinar 1% do imposto, mas devem adotar o regime de lucro real para usufruir da renúncia fiscal. Vale ressaltar que quem fizer a destinação de janeiro a abril de 2014 o dinheiro será utilizado somente na campanha do ano de 2015.
Histórico
A campanha, que começou a ser realizada em Votuporanga no ano de 2001, é organizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social e Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente, e do Idoso com apoio da Associação dos Contabilistas de Votuporanga e Região e do Conselho Regional dos Contabilistas. O objetivo é arrecadar percentuais do imposto de renda de pessoas físicas e jurídicas para destinar aos Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente, e do Idoso que encaminharão às entidades que trabalham com essas pessoas. O repasse dos recursos para as entidades é feito mediante apresentações de projetos que deverão ser aprovados previamente pelos conselhos de cada área.
Neste ano, 13 entidades assistenciais foram beneficiadas com os recursos arrecadados na campanha do ano passado: Apae, Associação Caminho de Damasco, Serviço de Acolhimento Institucional da Secretaria de Assistência Social, Centro Social, Comunidade Nova Vida, Lar Celina, Recanto Tia Marlene, Casa da Criança, IDAV, Comunidade São Francisco de Assis, Irmão Mariano Dias, Abrigo de Luz, Associação Amor Exigente. No total foram destinados R$ 314.125,00 às instituições. O telefone para mais informações sobre a campanha é o (17) 3426-2600.