Andressa Aoki
andressa@acidadevotuporanga.com.br
Passado o Natal, é hora de trocar os presentes indesejados. Mas para fazer tudo de maneira tranquila, o jornal A Cidade pediu orientações para o Procon de Votuporanga.
Priscila Gasparini Quatrini, coordenadora interina do órgão, explicou que a troca é uma pratica muito usual no comércio, mas que este procedimento não é obrigação, apenas quando se trata de produto com defeito. “Muitas lojas oferecem esta condição, e quando há essa opção, tem que cumprir. O próprio fornecedor é quem estipula os critérios, como prazo e nota fiscal junto da mercadoria”, disse.
Via internet
Ela ressaltou que quando a compra é feita fora do estabelecimento comercial, seja via internet, por telefone, ou a domicílio, chegando o produto, tem sete dias para trocar a mercadoria. “Se o consumidor não ficar satisfeito, ele pode cancelar a compra e pedir a restituição do valor”, complementou.
Na hora de adquirir algum produto na internet, é importante ter algumas cautelas. “Verifique o site, se há endereço, telefone, contato. Também é oportuno verificar o CNPJ da empresa e conferir se está ativo na Receita Federal. Atente-se para ver se há reclamações da firma no site do Procon de São Paulo”, disse.
Garantias
Um dos problemas encontrados é com relação a garantia. “A troca não é imediata. O fornecedor pode encaminhar para assistência técnica autorizada e o cliente deve aguardar 30 dias para a solução. Se apresentar o mesmo defeito, é que pode ganhar um outro produto”, explicou.
Brinquedos
Priscila também orientou para que os pais fiquem atentos com relação a procedência dos brinquedos. “Precisa analisar se há endereço do fabricante no Brasil, se tem selo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) e a faixa etária”, concluiu.
Em Votuporanga, o Procon atende na rua São Paulo, 3741, de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, e o telefone para mais informações é o (17) 3422-8930.