Equipamento em frente ao Santa Cruz foi polêmico; na rua de Rio de Janeiro, está em estudo
Karolline Bianconi
O jornal A Cidade entrevistou nesta semana o secretário de Trânsito, Transporte e Segurança, Rolandinho Nogueira, para saber quais são as novidades da pasta para 2014. E ele adiantou que a rua Rio de Janeiro pode receber semáforo.
A ideia ainda está em estudo, mas estima-se que o aparelho será instalado no cruzamento com a Bahia, com término na Sergipe. Na opinião dele, o investimento é necessário para diminuir os acidentes de trânsito e também educar os motoristas.
Rolandinho disse que, quando assumiu a Secretaria, recebeu informações de que muitos pontos na cidade deveriam ganhar os aparelhos. Entretanto, optou em instalar os equipamentos somente em locais onde eram registrados muitos acidentes. “Em 2010, a cidade perdeu o 2° Sargento Silvio Roberto de Onofre, aos 38 anos, no cruzamento das ruas Paraíba e Sergipe. Na Zona Norte, também tiveram mortes desde aquele ano e algo deveria ser mudado. A nossa primeira ideia foi colocar os semáforos para regrar o trânsito, e em seguida, implantar o sistema de onda verde, que permite um fluxo maior dos veículos no trânsito, para agilizar”.
Os faróis em Votuporanga foram motivos de polêmica neste ano, mas para Rolandinho foi resultado de um estudo de trânsito que apontou a necessidade destes aparelhos. É o que ocorreu na Zona Norte, próximo ao supermercado Santa Cruz.
“Eu aprendi com esta Secretaria que o trânsito é técnica: se algo é bom para uma pessoa, para outra talvez não seja. O semáforo na Zona Norte não agradou a todos, mas foi necessário para poder controlar o trânsito e melhorou ainda mais após a instalação da baia, semelhante à entrada para o supermercado Porecatu, na avenida Brasil”, explicou.