Para celebrar a data, serão inaugurados a sala de inclusão digital para funcionários e um novo ambiente para atendimento ao público
Oscar Guarizo é o anfitrião dos eventos desta quinta-feira
Karolline Bianconi
karol@acidadevotuporanga.com.br
A Saev Ambiental comemora hoje 45 anos. Para marcar a data, será oferecido um café da manhã para lideranças locais, convidados e imprensa, além de exposição de fotos. O evento começa às 8h na rua Pernambuco, n.º 4313.
A autarquia inaugurará a sala de inclusão digital para funcionários e um novo ambiente para atendimento ao público. A nova sala foi remodelada para receber melhor os clientes. O espaço recebeu oito computadores, além de um terminal para retirada de senhas que facilitará o serviço. Já na sala de inclusão digital, os funcionários terão aula de informática; e nas horas de folga poderão ainda acessar a internet e receber comunicados internos da autarquia.
História
A Saev Ambiental foi fundada no dia 5 de dezembro de 1968. Em 1960, foi inaugurada a Estação de Tratamento de Água, gerenciada pelo departamento de água e esgotos da Prefeitura, na gestão de Hernani de Mattos Nabuco.
Em 5 de dezembro de 1968, o departamento se tornou autarquia municipal, quando o ex-prefeito Dalvo Guedes fundou a Superintendência de Água e Esgotos de Votuporanga, a Saev, por meio da Lei nº 1057.
Em abril de 2009, passou a ser chamada de Saev Ambiental, ficando responsável pela área do meio ambiente.
Superintendente
Oscar Guarizo foi secretário municipal de Finanças de 2009 a 2012, tendo assumido em janeiro de 2013 a direção da autarquia.
Meio Ambiente
Desde 2009, a Saev tornou-se Ambiental, numa iniciativa do prefeito Junior Marão. Passou a ser responsável pelas questões relativas ao meio ambiente, tornando-as objeto de constante estudo e prática que contribuam para significativa melhoria da qualidade de vida da população e na correta manutenção dos recursos hídricos, do solo, da fauna e da flora.
Foi então que a Saev Ambiental criou ações reconhecidas no município, como o Adote o Verde e o Ecotudo, primeira unidade que recebe resíduos 24 horas do Brasil, e se tornou parceira da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis (Coopervinte), do Poda Cidadã, ações de Educação Ambiental e de muitos outros projetos.