Sobre a realização do Fliv (Festival Literário de Votuporanga) 2014, ela também não comenta nada
Karolline Bianconi
Mesmo aprovada pela Câmara sua criação, a Secretaria Municipal da Cultura ainda não tem um titular. Em anos anteriores, o segmento estava somado à Educação e Turismo, mas em 2013 foi desmembrado e ainda carece de uma pessoa para total coordenação.
Questionada pela reportagem se caso o prefeito Junior Marão oferecesse a Secretaria de Cultura para administrar, se aceitaria o desafio, Silvia prefere não se manifestar sobre o assunto.
Sobre a realização do Fliv (Festival Literário de Votuporanga) 2014, ela também não comenta nada, uma vez que o evento deve ser feito pela respectiva pasta.
O objetivo da Secretaria da Cultura e Turismo é promover as áreas, incumbindo-se de organizar, manter e desenvolver os órgãos e instituições oficiais; incentivar e difundir as atividades e manifestações artísticas; proteger em cooperação com a União e o Estado os conjuntos e os sítios do valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, ecológico e científico tombados pelo Poder Público Municipal, além de realizar eventos de turismo para a população.
A pasta será composta pelas unidades: Departamento de Cultura (Biblioteca; Retransmissão de TV; Museu e Patrimônio Histórico; Eventos Culturais e Educação Municipal) e Turismo (setor de Desenvolvimento das Atividades do Turismo).
Agilidade
Em justificativa do prefeito Junior Marão para os vereadores, Marão argumentou que com a nova estrutura não haveria impacto no orçamento do município e nenhum cargo seria criado. “A Secretaria de Educação tratará, exclusivamente, dos assuntos que lhe são afetos na área educacional e as atribuições pertinentes a Cultura e Turismo estão sendo desmembradas da antiga pasta para que a independência e agilidade possam beneficiar os eventos e a população que receberá os benefícios oriundos de gestão autônoma”, destacou.
Nomes
No dia da votação do projeto na Câmara, realizado em setembro deste ano, cerca de 10 pessoas se manifestaram a favor do diretor da Cultura, Jorge Xavier como possível titular da pasta.
O vereador e líder de governo, Silvio Carvalho, falou na época, que alguns nomes foram cogitados para o cargo, entre eles o da ex-vereadora Encarnação Manzano; o coordenador do concurso “O Melhor Estudante”, do Rotary Oito de Agosto e apresentador, Marcos Dores; Giovani Mantovani (ator que oferece oficinas para Educação); e Eduardo Catanozi (coordenador da área de Humanas e do curso de Letras da Unifev- Centro Universitário de Votuporanga).