Leidiane Sabino
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Dois meses depois que o Procon de Votuporanga passou a integrar o sistema on-line Estadual com o ranking das reclamações, as empresas de telefonia celular se mantêm no topo da lista. Os dois primeiros lugares de serviços mais criticados é delas.
As principais companhias de celular do Estado estão com a primeira, segunda, sétima e décima quarta posição de reclamações. Somadas, elas chegam a 1.510 atendimentos no ano. Em seguida, as mais cobradas são as agências bancárias.
Os registros relacionados às empresas de telefonia móvel são de cobrança indevida/ abusiva; contrato – rescisão/ alteração unilateral; dúvida sobre cobrança/ valor/ reajuste/ contrato/ orçamento; vício de qualidade (mal executado, inadequado, impróprio); dano material/ pessoal decorrente do serviço.
Destaque para a resolutividade dos problemas, que varia de 73,33% a 91,57% dos casos consultados no ano.
O Procon também lista as reclamações correspondentes aos dois últimos meses. Neste período, continuam no topo as companhias de telefonia móvel. E o índice de resolutividade no período de dois meses varia de 25% a 86,67%.
Internautas podem consultar os dados diretamente pelo site da Prefeitura (www.votuporanga.sp .gov.br), no link do Procon, ou diretamente pelo site: http://sistemas.procon.sp.gov.br/rank_estadual2/?m=rank_atend &cid=3 . Lá estão o número de reclamações e quais as empresas mais citadas no Estado de São Paulo e em Votuporanga.
Andréa Thomé, diretora do Procon local, disse que as 10 primeiras empresas que lideram o ranking neste ano terão atenção especial. A proposta é fazer com que elas saiam da lista das mais reclamadas, assim como as demais que integram o ranking, para que passem a oferecer, de fato, o que prometem ao consumidor.
O Procon de Votuporanga foi um dos cinco primeiros conveniados ao Sistema Nacional de Informação ao Consumidor (Sindec) a integrar o novo serviço.
Registros de atendimentos de mais 26 Procons do Estado de São Paulo conveniados com o órgão estadual ficam disponíveis em tempo real para a sociedade, resultando numa importante etapa do processo de fortalecimento da Política Estadual de Defesa do Consumidor.
Esses Procons representam uma população de 8.062.417 pessoas, o que corresponde a 19% da população do Estado de São Paulo. Os órgãos que estão incluídos no novo ranking são: Araçatuba, Barretos, Barueri, Bauru, Caraguatatuba, Diadema, Embu das Artes, Jacareí, Jundiaí, Mogi das Cruzes, Piracicaba, Poá, Presidente Prudente, São Bernardo do Campo, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Santo André, Santos, São Caetano, São Sebastião, Sertãozinho, Sorocaba, Suzano, Taubaté, Vinhedo e Votuporanga.
O Procon de Votuporanga fica na rua São Paulo, 3741, com horário de atendimento ao público de segunda a sexta-feira, das 9 às 15h. O telefone para mais informações é (17) 3422-8930.