Dois estão no Fórum, sendo Reinaldo de Souza e Sérgio Barbatto; já José Antônio Gomes de Oliveira é o juiz do Trabalho
Reinaldo Moura de Souza é um dos juízes da Comarca
Karolline Bianconi
karol@acidadevotuporanga.com.br
A comunidade de Votuporanga conta com três novos juízes. Dois atuam no Fórum local, sendo Reinaldo Moura de Souza, e Sérgio Martins Barbatto Júnior. Já José Antônio Gomes de Oliveira é o juiz do Tribunal Regional do Trabalho. Em breve, a cidade contará com mais um magistrado, porque com a saída de Daniella Camberlingo Querobim para assumir Sorocaba, a 4ª Vara de Votuporanga ficou sem um titular. Por enquanto, o juiz Luiz Henrique Lorey é o substituto.
Além de Daniella, neste ano a sociedade também sentiu a saída do juiz de Direito Antônio Carlos Francisco. Ele foi promovido por antiguidade, de acordo com publicação no Diário Oficial da Justiça, e também assumiu, antes de finalizar sua carreira, a 26ª Vara Cível em São Paulo (Entrância Final). Francisco foi titular da 5ª Vara do Fórum e, em Votuporanga, foram mais de 24 anos de serviços prestados.
Quem tem agora o maior tempo na justiça local é o juiz de Direito Jorge Canil, responsável pela 1ª Vara. São exatos 24 anos de trabalhos, tendo a maioria presidido os principais júris de repercussão local, regional e até nacional.
Nesta reportagem especial da edição impressa, o leitor conhece um pouco mais sobre as autoridades do Poder Judiciário de Votuporanga, quais os casos marcantes que estes nunca se esqueceram e os conselhos que deixam para os que almejam a carreira.
A Comarca de Votuporanga completou em 2013, 68 anos de história. Ela abrange cinco cidades da região: Nhandeara, Parisi, Valentim Gentil, Simonsen e Álvares Florence.
Os juízes ainda integram o SAF (Serviço Anexo das Fazendas).
O primeiro juiz da Comarca foi Nelson Ferreira Leite, que ficou no Fórum de 1945 a 1951. Hoje, ele tem sua foto perpetuada no salão do Tribunal do Júri.
No próximo dia 8 comemora-se o Dia da Justiça. Ainda se tratando de história, na mesma data, só que há 20 anos, era inaugurado o prédio do Fórum onde atualmente os trabalhos acontecem.