Ranking certifica locais com projetos eficientes voltados ao meio ambiente; desde 2008, esta é a melhor posição da cidade
Prefeito com representantes de Votuporanga, em São Paulo, recebendo o prêmio
Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
Votuporanga comemora a sua melhor marca desde 2008, quando começou o Município Verde Azul, que é o Ranking Ambiental Paulista. Neste ano, o município conquistou a nona posição, com 90 pontos. Neste ano, o programa teve a participação de 489 municípios. O resultado foi anunciado ontem, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, com a presença do prefeito Junior Marão, do governador Geraldo Alckmin e do secretário estadual de Meio Ambiente, Bruno Covas.
“Não poderia ser diferente. Esta foi a melhor colocação de Votuporanga no Município Verde Azul desde 2008, o que é motivo de muito orgulho para nós votuporanguenses. Este resultado demonstra o quanto avançamos nas questões inerentes ao meio ambiente”, afirmou o prefeito Junior Marão sobre o prêmio.
A cerimônia foi acompanhada ainda por outros representantes de Votuporanga, o gestor de Meio Ambiente da Saev Ambiental, Gustavo Gallo Vilela; a interlocutora do programa Município Verde Azul, Simone Rodela; e o diretor de Departamento de Meio Ambiente, Alberto Casali. A cidade conquistou ainda uma das melhores posições da região noroeste.
O Selo Município Verde Azul foi concedido aos 67 municípios que conquistaram notas acima de 80. Este certificado é oferecido todo ano pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente, beneficiando as cidades que praticam atividades ambientais gerenciadas pela Prefeitura.
Para Gustavo Gallo Vilela, esta certificação é motivo de muito orgulho. “Todo o comprometimento e trabalho que desenvolvemos durante o ano reflete-se neste dia de comemoração. A Simone, interlocutora do programa, foi imprescindível para que alcançássemos esta nota”, conta Gallo Vilela.
A instalação e funcionamento de duas unidades de Ecotudo no município foram fundamentais para a posição do município, também o 100% de cobertura com abastecimento de água, tratamento de esgoto, também o gerenciamento dos resíduos sólidos com a coleta seletiva. Ainda foram levadas em consideração as atividades de educação ambiental, projetos sustentáveis na área de construção civil e a cobertura arbórea.
O prefeito comentou a importância do trabalho desenvolvido no município voltado ao meio ambiente. “Temos uma estrutura completa para gerenciar este setor, composta pela Saev Ambiental, o Conselho Municipal do Meio Ambiente e ainda todo o engajamento dos outros setores da administração”, disse Marão. Gallo Vilela acrescenta que “o ranking é muito importante, porque mostra ao país a qualidade de vida das cidades e atrai investidores; muitos consultam o Selo para saber onde instalar suas empresas”. Segundo o superintendente da Saev Ambiental, Oscar Guarizo, esta é uma justa homenagem a administração de Junior Marão. “O prefeito não mede esforços para melhorar a vida das pessoas, em todos os sentidos. É também um sinal de eficiência na gestão ambiental de Votuporanga. Todos juntos desenvolvendo ações ambientais, alcançamos bons resultados e agora o reconhecimento com o Selo Município Verde Azul. Quero parabenizar todos os envolvidos nessas ações tão nobres, e em especial, a equipe da autarquia que trabalhou diuturnamente em defesa e em prol da causa ambiental”.