Reportagem esteve nas praças Santa Luzia, São Bento e na nova Concha Acústica e constatou que os sanitários estão limpos
Andressa Aoki
andressa@acidadevotuporanga.com.br
Os banheiros públicos já foram alvos de muitas reclamações. Sujeira, torneiras quebradas, vandalismo. Mas isso ficou no passado. O jornal A Cidade percorreu os sanitários e encontrou uma situação bem diferente. Eles estavam limpos, conservados e sem pichações.
A reportagem esteve nas praças Santa Luzia, São Bento e na nova Concha Acústica. A Santa Luzia e a São Bento foram visitadas em dias de feira livre, quando estes locais recebem maior público. Na nova Concha Acústica, a data escolhida foi a quarta-feira.
As reformas
O bom estado reflete nos investimentos do Poder Público. Em 2010, os banheiros da Santa Luzia e da São Bento passaram por reforma.
A revitalização contemplava a substituição das instalações elétricas e hidráulicas e troca de todo o revestimento externo seguindo padrões que objetivam conforto e funcionalidade para todas as pessoas que fazem uso do local.
Em janeiro daquele ano, a Secretaria de Serviços Urbanos interditou os banheiros da praça Santa Luzia após a entrega de um documento contendo mais de 1.100 assinaturas de moradores da região que solicitaram a inutilização do espaço. O documento foi levado para discussão na Câmara na tentativa de buscar solução para os problemas apontados pelos moradores, entre eles atos de depredação, vandalismo e também sua indevida utilização por usuários de drogas ou para práticas sexuais. Ao final da discussão, por unanimidade dos vereadores, chegou-se à conclusão que, naquele momento, a única alternativa possível seria a interdição até que o local passasse por reformas.