Pacientes já são atendidos no local, em salas instaladas ao lado da obra; Consultório Municipal beneficia 5.484 famílias
Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
A Prefeitura de Votuporanga constrói um Consultório Municipal que funcionará dentro da Unifev (Centro Universitário de Votuporanga) em parceria com a instituição de ensino. Atualmente, a obra já está 50% concluída e o local vai atender 5.484 famílias. Ela substitui o antigo prédio da Vila Paes, que tinha estrutura precária e sofria com alagamentos em épocas de chuva, recebendo várias críticas dos vereadores e da população.
Devido as condições da unidade anterior, o atendimento precisou ser transferido para o Centro Universitário antes do final da obra e acontece nas salas ao lado do local em construção, na rua Paraná nº 3577.
Na nova sede da Unidade “Dr. Jamilo Elias Zeitune”, o modelo de gestão pública tem como foco a promoção da saúde e o acolhimento dos pacientes, com o Programa de Saúde da Família. Para isso, os agentes comunitários de saúde, fundamentais nesta ação, já estão sendo contratados.
De acordo com a Secretaria de Saúde, esse modelo de saúde pública oferecido pelos Consultórios Municipais tem foco na humanização e no acolhimento dos pacientes com a implantação do PSF (Programa de Saúde da Família).
A equipe de atuação na unidade conta com um auxiliar de farmácia, cinco técnicos em saúde, uma enfermeira, três médicos clínicos gerais, um pediatra e um ginecologista.
O Centro Universitário de Votuporanga cedeu o espaço para o funcionamento da unidade de saúde e, em troca, esse local servirá como campo de estágio aos alunos dos cursos da área da saúde da instituição.
Segundo informações da Prefeitura, o Consultório Municipal Dr. Jamilo Elias Zeitune tem capacidade para atender 130 pessoas por dia.