Instituição passou por reforma, recebeu móveis novos e faz parte de uma proposta que promete ser inovadora no ensino
Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
A Escola Estadual Sarah Arnoldi Barbosa, SAB, passou por uma rees-truturação para receber os estudantes neste ano. A unidade passa a fazer parte do novo modelo de educação em tempo integral do Governo do Estado de São Paulo. Serão atendidos 420 alunos, com oito aulas diárias, mais atividades extracurriculares.
De acordo com a diretora Dora Ivana Bergamo Ralio, o programa começou a ser implantado pelo Governo do Estado em 2012 em algumas escolas e, agora, chega a Votuporanga. “O professor terá dedicação plena e integral, ficando 8 horas diárias na escola. O aluno continua com a mesma quantidade de aulas da base comum, mas poderá escolhes outras disciplinas, que serão definidas de acordo com o interesse deles”, explicou.
Os estudantes terão também as atividades complementares de: Protagonismo Juvenil; Projeto de Vida e Orientação de Estudo. Na escola SAB, foram construídos laboratórios, bebedouros e reestruturadas algumas salas como a de informática e a de ciências. Além disso, parte da mobília dos alunos foi trocada.
“Nossa escola está preparada fisicamente e também com recurso humano capacitado para atender este projeto. Esperamos fortalecer a formação do aluno, tendo jovens críticos e envolvidos na sociedade. Este trabalho tem o apoio da Secretaria Estadual de Educação e esperamos que mais escolas possam ser atendidas”, disse a diretora.
Na semana de 4 a 7 de fevereiro, a unidade escolar vai fazer o acolhimento de seus alunos, com a participação de um grupo de jovens de Catanduva e Barretos que já passaram pelo ensino integral. Durante o acolhimento, eles apresentarão aos estudantes a equipe escolar, os ambientes e os fundamentos do novo modelo de ensino.