Depois que a responsabilidade pela iluminação pública passou para Prefeitura, a população não precisa mais aguardar 10 dias
Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
Quem esteve ontem no
programa Jornal da Cidade, da Rádio Cidade, foi Marcelo Marin Zeitune, assessor de gabinete do prefeito Junior Marão. Ele comentou as mudanças geradas neste mês, em que o município assumiu o serviço de manutenção da iluminação pública, por meio da empresa Malta. Agora, o prazo para a troca de uma lâmpada queimada, que era de 10 dias, passou a ser de 24 horas.
De acordo com Marcelo, a manutenção da luz nas mais de 80 praças públicas já era de responsabilidade da Prefeitura. “Com a resolução da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), as cidades ficam responsáveis pelos braços de iluminação pública, serviço que até então era da empresa concessionária de energia, a Elektro. Agora, a Prefeitura vai trocar a lâmpada. Se o poste estiver caindo, se o morador quiser mudá-lo ele lugar, se a energia acabar no bairro, isso continua sendo de responsabilidade da Elektro”, falou.
A Prefeitura tinha dois caminhos, ou assumia por conta própria o serviço ou contratava uma empresa, e escolheu a segunda opção.
Por enquanto, o atendimento da empresa Malta ao usuário é das 8 às 22h. Caso haja algum problema depois deste horário, o usuário precisa esperar o outro dia para comunicar. Segundo Marcelo, a firma está providenciando um atendimento eletrônico que funcionará depois das 22h.
Os telefones para apontar problemas são: 0800-761-1212 e 3422-1212. “O cliente liga para uma empresa de Votuporanga, fala com uma pessoa que também mora aqui. Antes, você ligava em Campinas, agora, facilitou muito e vamos ter uma cidade mais iluminada, mais segura e mais bonita”, falou Marcelo.
Ele disse ainda que a ligação dos moradores é fundamental para que a luz volte a funcionar.
Marcelo explicou que a população paga uma taxa de 8% do valor da conta de energia elétrica para a manutenção deste serviço, que vai atender os 15.600 pontos de iluminação da cidade.