Neste ano, há pleito para presidente, senador, governador e deputados; entrevistados falam da importância de participar da democracia
Felipe, Eduarda e Marília: eles irão votar pela primeira vez
Karolline Bianconi
karol@acidadevotuporanga.com.br
O ano já começou e será de muitas expectativas . Em 2014, é a vez da Copa do Mundo ser realizada no país, trazendo turistas para prestigiar o futebol e dando a oportunidade de muitos acompanharem de perto a Seleção Brasileira no gramado. Além disso, este é também o ano de decidir o futuro do país, já que acontecem as eleições. Em 5 de outubro, serão escolhidos presidente, senador, governador e deputados (federal e estadual).
E quem está na expectativa para participar do processo pela primeira vez são três jovens de Votuporanga, entrevistados pelo jornal A Cidade. Eles contam que estão cientes da importância do voto e acreditam que podem mudar o país, se saberem escolher com consciência.
Felipe Gripe Belai tem 16 anos. Ele tirou o título de eleitor no segundo semestre do ano passado. “Como jovem, eu acredito que posso mudar algo no meu país. Quero poder analisar cada candidato nestas eleições e quais as propostas para nosso Brasil, para fazer uma escolha muito boa”, falou.
Eduarda Figueira Ruiz, 17, ainda não tirou o título, mas vai garantir o documento para este ano. “Muitos falam que seu voto não faz a diferença e não acreditam na forte arma que têm nas mãos. Se cada um fizer sua parte com consciência, poderemos melhorar nosso país”, disse.
A bisneta do ex-prefeito Hernani de Mattos Nabuco, Marília Nabuco Leva, 17, já entende de política.
Para ela, é muito importante que um jovem contribua votando.
“Podemos fazer algo quando estamos conscientes de nossos deveres e direitos. Vou tirar meu título para poder votar neste ano”, falou.
Constituição
Adolescentes de 16 e 17 anos não são obrigados a votar, mas já têm o direito garantido pela Constituição Federal. Os jovens interessados podem se alistar na Justiça Eleitoral até o dia 7 de maio deste ano.
Aqueles que ainda têm 15 anos, mas completarão 16 até o dia 5 de outubro de 2014, dia do primeiro turno das eleições gerais, também poderão escolher os seus representantes. No entanto, só podem tirar a primeira via do título de eleitor neste ano.
Nos pleitos municipais de 2012, mais de 2,9 milhões de cidadãos na faixa etária de 16 e 17 anos puderam votar para prefeito e vereador.